De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, está em estudo a realização das provas em apenas um dia

As inscrições para a segunda e a terceira etapa dos Jogos Escolares Municipais (JEM), respectivamente dedicadas ao atletismo e à natação e peteca terminam nesta sexta (27), conforme o calendário oficial do torneio. O secretário de Esportes e Lazer de São João del-Rei, Antônio Marcos do Nascimento informa, porém, que a adesão de escolas e alunos ainda será aceita até a próxima 4ª feira (2 de maio), pois o principal objetivo é fomentar a prática esportiva junto ao maior número possível de estudantes do município, desde que estejam com frequência regular nas escolas.

Neste caso, as inscrições continuam a ser confirmadas após a entrega dos formulários preenchidos e assinados pela direção das escolas, professores e pais dos alunos, na Secretaria de Esportes e Lazer. O secretário informa também que, a depender de reunião com a secretaria e coordenadoria do curso de Educação Física da UFSJ (25 de abril), as competições poderão ocorrer em um só dia.

Serão disputadas, no campus CTan (UFSJ), nos dias 3 e 4 de maio, as seguintes modalidades: corridas de 100 m, 200 m, 300 m, 400 m, 800 m e 1.500 m; corridas de revezamento de 4×100 m e 4×400 m; salto à distância, salto em altura e salto triplo; arremesso de dardo, de peso e de martelo. Já nos dias 10 e 11 de maio, as provas de natação e peteca
terão lugar no Athletic Club.

Realizada no período de 9 a 13 de abril, a primeira etapa do JEM aconteceu nos espaços do CTan, Atlethic e Fernando Magno e contou com cerca de 500 participantes de 19 escolas da cidade. A última etapa está prevista para o período de 4 a 9 de junho, no espaço Fernando Magno, contemplando as modalidades de ciclismo, futevôlei, vôlei de praia, tênis de mesa, cabo de guerra, queimada, dama, dominó, truco, judô e badminton.

O torneio é organizado em categorias masculina e feminina I e II, válidas para todas as suas etapas. Definidas pelo Estado, as categorias são compostas, respectivamente, por estudantes de 12 a 14 anos (nascidos de 2004 a 2006) e de 15 a 17 anos (de 2001 a 2003), oriundos das redes públicas municipal e estadual e da rede privada de ensino.

Até 2016, o JEM era organizado pelos professores das escolas – principalmente particulares -, cuja viabilidade dependia da cobrança de uma taxa, um custo que não podia ser suportado por um bom número de escolas. Para mudar esse panorama, a prefeitura encampou o torneio em 2017, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, contemplando cinco modalidades esportivas.

Esportista durante a maior parte da vida e ex-atleta profissional de corrida de rua, Antônio Marcos diz ter percebido a necessidade de ofertar outras modalidades para atrair mais jovens – inclusive os que residem na zona rural -, além daqueles que só praticam o xadrez e o que se conhece por “quarteto fantástico”: basquete, vôlei, handebol e futsal.
Assim, na edição de 2018, com aprovação dos professores, os jogos escolares foram planejados em quatro datas distintas, passando a oferecer as 19 modalidades: basquete, vôlei, handebol, futsal, xadrez (fase 1), atletismo (fase 2), natação, peteca (fase 3), ciclismo, futevôlei, vôlei de praia, tênis de mesa, cabo de guerra, queimada, dama, dominó, truco, judô e badminton (fase 4).

A estratégia vem estimular ainda mais a participação dos jovens atletas, permitindo que os vencedores se inscrevam nas etapas microrregional, regional e estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). “Previsto para ocorrer de 14 a 20 de maio deste ano, em São João, o JEMG envolverá quase 20 municípios da região e todos os atletas campeões dos jogos escolares municipais contarão com o apoio da prefeitura para subsidiar as suas participações”, explica Nascimento.

Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Esportes e Lazer, no telefone (32) 3372-5153. As inscrições continuam sendo recebidas de 2ª a 6ª feira, na sede da instituição, das 8 às 17 horas.

Texto\VAN: Lorene Souza
Imagem/Reprodução: Secretaria de Esportes e Lazer/SJDR