Aplicativo criado por estudantes promove a Semana Santa e vira notícia

aplicativos_semana_santa_sao_joao_del_rei

Eduardo e Luiz Fernando (Foto: Iolanda Pedrosa, reproduzida do site G1).

Na última sexta-feira, 18, no Centro Cultural da UFSJ, Eduardo Carazza, do curso de Jornalismo, e Luiz Fernando Carvalho, do curso de Ciências da Computação, realizaram o lançamento do aplicativo que produziram em seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Trata-se de um aplicativo para celular que permitirá acompanhar toda a programação da Semana Santa, evento tradicional em São João del-Rei.

Eduardo explica por que escolheu esta data para inaugurar seu projeto: “Escolhemos a Semana Santa de São João del-Rei por toda relevância cultural e religiosa que ela tem na cidade e no Brasil. Aqui há celebrações extintas até mesmo no Vaticano. Durante as conversas acerca do que seria o tema, achamos este um argumento forte”.

Sobre as especializações do aplicativo, o estudante informa que já está disponível para download gratuito, apresentando a programação da paróquia de Nossa Senhora do Pilar: “Como conteúdo, apresentamos aos usuários cobertura fotográfica de todo o evento, áudios do Ofício de Trevas e mapa sinalizando os locais das celebrações”. O usuário que postar fotos no Instagram também poderá ter suas fotos divulgadas no app, utilizando a hashtag #semanasanta_sjdr. O aplicativo conta também com áudios gravados com exclusividade pelo Bispo Diocesano Dom Célio, que narram os últimos momentos da vida de Cristo através da Via-Sacra.

O programa é de fácil manuseio e pode ser baixado gratuitamente para o sistema Android, pela Google Play Store. O lançamento foi notícia em sites como o G1. A Vertentes Agência de Notícias (VAN), produzida por alunos do curso de Jornalismo, traz mais detalhes. Confira aqui.

Texto: Lucas  Di Capri