O primeiro Ora a gente nunca esquece

jornal ora pro nobis

A vontade é de pôr numa moldura e ir correndo perpetuar a primeira conquista na parede. Mandar exemplar para a mãe orgulhosa, para o namorado… Para muitos dos focas do terceiro período, a participação na primeira edição de 2016 do Jornal Laboratório Ora-pro-nobis simbolizou a experiência de ver sua primeira matéria publicada em um jornal impresso – fato talvez sonhado por anos…

Orientados pelos professores Jairo Farias e Chico Brinatti, os alunos fizeram um trabalho cuidadoso e caprichado que foi divulgado hoje, 05.

Lucas Silveira, que com Emanuel Reis e Tainara Paula ganharam a capa com a matéria “Badaladas que contam histórias”, apreciou a chance de participar de um projeto dentro da UFSJ. Como também trabalha, é mais difícil ele se envolver com atividades fora da sala de aula: “Uma coisa é você estar na faculdade, outra é você se envolver com ela”. E considera: “Ter a possibilidade de interagir com os veículos de comunicação da universidade te engrandece, seja pelo acompanhamento do professor, mas também pelo trabalho final: você está deixando não apenas uma matéria no veículo de comunicação, você está deixando sua marca na universidade.”

A aluna Clara Rita, que conta a curiosa história do ecoamigo na última página desta edição, gostou da novidade. Antes só havia escrito matérias para a web, como para a Van (Vertentes Agência de Notícias) e o Projeto Vertentes Sustentáveis. “Foi difícil ter que ficar mudando a matéria constantemente para caber na página do Ora”, explica. E conta o que aprendeu sobre o jornalismo impresso na prática: “Nunca tinha percebido como era difícil a parte de diagramação, eram muitos detalhes para serem acertados até termos o resultado final”. Ela quer seguir escrevendo para o jornal.

Desejamos que tenha sido uma estreia feliz para todos! Parabéns aos focas, aos professores e boa leitura: o jornal (que você acessa aqui) está bonito demais.

Texto: Dani da Gama