Professora ministra palestra sobre Comunicação Pública

Professora ministra palestra sobre Comunicação Pública

Encontro aconteceu no final do mês de novembro

A jornalista e professora do curso de Jornalismo na UFSJ, Raruza Keara Teixeira Gonçalves, comandou uma palestra sobre Comunicação Pública durante o I Seminário de Assessoria de Comunicação e Comunicação Pública das Vertentes. O evento foi realizado pela Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER), tendo sido destinado à capacitação e troca de experiências entre profissionais de comunicação de prefeituras da região.

Para Raruza, a avaliação do evento é positiva: “acredito que, ao debatermos, nós geramos reflexão. Quando assessores ou profissionais da comunicação estão envolvidos com a prática diária da comunicação nos municípios, assumindo o desafio de atender a população e mediar os interesses daquela gestão ou daquele gestor com o público, creio que seja muito importante repensar certas ações e também avaliar posturas. Encontros […] são oportunidades para darmos sempre mais um passo em direção ao desenvolvimento social, que sem sobra de dúvida, faz parte dos objetivos da comunicação pública”.

“Mas afinal, o que é a Comunicação Pública?”

De acordo com a jornalista, o conceito de Comunicação Pública é complicado de se definir. Citando autores como Jorge Duarte, Eugênio Bucci e Camilo Jamarilo, Raruza indica que a Comunicação Pública é “uma comunicação que visa a prática cidadã e reflexiva, de forma a priorizar o interesse comum e fluxos de informação de forma desinteressada, sem priorizar os interesses particulares nos discursos por ela veiculados”.

“A publicização dos atos do Estado é muito importante, mas ela precisa ser objetiva, e não, persuasiva. A grande crítica dos estudiosos dessa área é sobre o uso indiscriminado de recursos para a publicidade feita pelo estado brasileiro. Diferente dos países mais desenvolvidos, o Brasil não apresenta uma regra legal sobre o quanto poderia ser gasto pelos gestores com publicidade, o que possibilita muitas vezes o mau uso dessa prática, principalmente, pelos excessos financeiros cometidos por esses administradores públicos”, continua a professora.

Raruza Keara também ressalta que, apesar de ser muito confundida, Comunicação Pública é diferente de Comunicação Política e Governamental. “É importante frisar que os governos passam, mas o Estado fica e a função do Estado é prezar pelo bem-estar social, utilizando-se dos recursos oriundos dos impostos de todos os cidadãos para gerar melhorias na qualidade de vida dos indivíduos e também comunicar essas melhorias de forma eficiente por meio de canais de comunicação também eficientes. Logo, os instrumentos de comunicação, como por exemplo, as peças publicitárias e o uso excessivo de slogans e emblemas que associam os feitos do estado a uma gestão ou ao gestor são práticas incoerentes com a natureza pública desse tipo de comunicação”, finaliza.

Evento também contou com egresso do curso

Além da professora Raruza, outro jornalista conhecido pelo curso participou da programação do evento. O egresso Wanderson Nascimento, atualmente responsável pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Barroso, fez a mediação de uma roda de conversa entre os profissionais presentes.


Nesse semestre, Wanderson, inclusive, participou da editoria “Por Onde Anda” aqui do site. A entrevista sobre a trajetória do jornalista está disponível aqui.

Texto: Arthur Raposo Gomes
Imagens: Felipe Souza / Reprodução AMVER