Jornalismo UFSJ marca presença no Intercom Sudeste com 5 artigos publicados

Alunos do curso apresentaram artigos no Intercom Sudeste, realizado em Volta Redonda-RJ, entre os dias 22 a 24 de junho. O evento faz parte de uma série de congressos anuais realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e é um dos maiores encontros da área no país.

Três dos artigos apresentados tiveram a orientação do professor Luiz Ademir de Oliveira. A aluna Déborah Vieira (à esquerda) apresentou o artigo “A propaganda política no Facebook: um estudo do uso das Fanpages pelos principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte – MG”, fruto da iniciação científica com o professor.

As eleições municipais de BH também foram tema do artigo apresentado pelo aluno William Carvalho: “O enquadramento noticioso do jornal O Tempo sobre a disputa eleitoral à Prefeitura de Belo Horizonte – MG”.

A aluna Rebeca Oliveira (centro) apresentou o artigo “Personalismo, centralidade da mídia e campanha permanente: Um estudo de caso sobre a eleição de Eduardo Suplicy (PT) como vereador de São Paulo” desenvolvido em coautoria com André Lamounier como tarefa final da disciplina de Jornalismo Político.

Com orientação de Luciene Tófoli,  o aluno André Lamounier apresentou “Das salas de aula ao estúdio: Análise história, social e quantitativa para a criação de uma rádio universitária em São João del-Rei”, escrito com as alunas Juliana Paravizo e Rebeca Oliveira, para a disciplina de Radiojornalismo.

Já Cláudia Maria (à direita) apresentou “O caso de Mariana-MG: Análise da cobertura midiática sobre o maior desastre ambiental do Brasil” com orientação da Profª. Alessandra de Falco.

O EVENTO

A edição sudeste deste ano tem como tema central “Comunicação e Sociedade: as novas dimensões, articulações e significados da comunicação na contemporaneidade”. Além da apresentação de trabalhos, foram promovidas apresentações, oficinas, minicursos e palestras sobre Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros.

Os alunos de graduação têm sua própria divisão: o Intercom Júnior, criado para receber trabalhos de graduandos e recém-graduados. Os acadêmicos podem apresentar trabalhos de conclusão de curso (TCC), Iniciação científica, relatórios teóricos de práticas extensionistas e artigos finais de conclusão de disciplinas, entre outros. Além disso, é possível apresentar também atividades experimentais pelo Expocom.

INTERCOM

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição que tem como principal objetivo estimular a pesquisa e o debate sobre a comunicação no Brasil. Realiza anualmente seis congressos: cinco regionais (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul) e um nacional.

A edição nacional acontece entre os dias 4 e 9 de setembro , em Curitiba-PR. As inscrições acontecem até o dia 8 de setembro. A submissão de trabalhos termina no dia 15 de julho. Para fazer sua inscrição ou consultar os valores, basta acessar o site do congresso.