3º Concurso Cultural Fotográfico conta com foto de uma aluna do Jornalismo

Thais está participando do seu quarto concurso e conta como a fotografia se tornou um refúgio e um direcionamento para sua carreira.

A foto reflete a manifestação cultural de nosso povo: o congado
Imagem: Thais Andressa

 

No dia 12 de março foi lançado online o “3º Concurso Cultural Fotográfico” promovido pelo site “Tudo pra Foto” que tem como prêmio um Estúdio de Iluminação Contínua Completo. A primeira etapa foi uma avaliação pela comissão de fotógrafos do site, na qual a Thais Andressa, aluna do curso de Jornalismo da UFSJ, foi uma das seis finalistas brasileiras. Na etapa atual, a foto dela foi publicada na conta do Instagram para uma votação popular, onde, a foto mais votada ganhará a premiação.

A foto em questão é parte do projeto de fotografia de rua, intitulado “Fragmentos do Cotidiano – Poéticas Urbanas”, o qual foi o título do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Thais, que deu origem a um fotolivro.

É nessa linha de fotografia urbana que a Thais cria seu estilo e trabalho. A foto foi realizada ano em 2018 em São João del-Rei e reflete a manifestação cultural de nosso povo: o congado, diz ela.

E não é a primeira vez em que a Thais participa de concursos de fotografias, o “1° Concurso Corredor Cultural”, a foto dela intitulada “Reflexo da Arte”, foi uma das selecionadas, ficando em 3° lugar. No Concurso “Contos de Minas 2018”, de cerca de 600 fotos participantes, a foto da Thais foi uma das cinco finalistas, a partir da seleção da Comissão Julgadora da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Já na votação popular, a sua foto que retratava a Rua da Cachaça, foi a terceira mais votada pelo público. Onde as três imagens mais votadas foram publicadas no E-Book Contos de Minas 2018. No “Desafio Resumo Fotográfico”, foi uma das nove finalistas. E pela votação popular, ela ficou em primeiro lugar, recebendo a premiação.

Thais conta que gosta dessa dinâmica dos concursos, pois é uma forma de meu projeto ganhar visibilidade e é isso que dá sentido para sua trajetória. Para ela, “ a fotografia é imersão e entrega. Outro ponto chave é a contemplação. Amo os espontâneos da rua, as oscilações da água e caminhar pela cidade, assim como um flâneur. Em meu trabalho tento unir essas questões. Ao fotografar os reflexos, as imagens obtidas, por vezes se assemelham a aquarelas, e outra de minhas paixões é a pintura, apesar de não me dedicar à essa área.”

Ela ainda conta que seus planos de carreira andam lado a lado com a fotografia:

“Quero focar em meus projetos artísticos e documentais, e desenvolver pesquisas na área. Estou com algumas exposições fotográficas programadas para esse ano, inclusive em Ouro Preto. Quero me dedicar também ao fotojornalismo e aprimorar meus conhecimentos técnicos.”

A votação do “3º Concurso Cultural Fotográfico” se encerra no dia 08 de abril, segunda-feira, por isso, dê uma corrida no Instagram, clicando aqui e dê um like na foto dela!

 

Texto: Clara Rosa