Por Onde Anda: Túlio Moura

Conheça o egresso que já pensou em ser biólogo, médico e cientista, mas atualmente se diz apaixonado pelo jornalismo

Ao ser perguntado sobre o motivo que o levou a cursar a faculdade de Jornalismo, o entrevistado de hoje mostra-se sincero: “Acho que essa é uma questão que sempre vai me assombrar. Já quis ser de tudo – biólogo, médico, cientista, fotógrafo, publicitário, escritor… depois de migrar da Biologia para a Geografia, o Jornalismo foi uma opção próxima e que acabou me surpreendendo”.

Nascido em Lavras – MG, Túlio Moura, 26, sempre se interessou pela área de audiovisual e mídias digitais, mas conta que teve surpresas durante a graduação, iniciada em 2013: “Antes das aulas de rádio, jamais imaginei que gostaria tanto desse campo”.

Durante a faculdade, realizou um estágio na Associação France-Savoie-Brésil, onde colaborou na comunicação interna e na organização do evento “Tour du monde”, que mobiliza estudantes estrangeiros da Universidade de Savoie.

Nesse mesmo período, participou da equipe de organização do festival “Não Deixe a Cultura Morrer” e também de uma monitoria com a professora Alessandra de Falco – experiência essa, avaliada por ele como “muito boa”: “Consegui colocar em prática os conhecimentos da matéria de jornalismo online, além de ajudar os alunos que precisaram de suporte na disciplina. Acho importante esse tipo de iniciativa, pois é uma oportunidade de ir além da sala de aula”, relembra.

Pós-formatura e recado aos formandos

Tendo concluído a graduação em 2017, Túlio confessa que chegou a tentar algumas vagas de jornalista, como repórter e fotojornalista, mas que não obteve êxito.

Atualmente, trabalha como analista de produção de conteúdo, cargo que tem as suas funções explicadas por ele: “Esse profissional faz um pouco de tudo. Aqui onde trabalho, eu sou responsável por elaborar estratégias de marketing, escrever e produzir os textos para o blog da empresa, fazer vídeos e sempre passar tudo isso para todos que trabalham comigo. Em suma, foge um pouco do jornalismo que vemos na faculdade, mas é uma vivência muito boa”.

Além desse ofício, Túlio também é freelancer para quatro blogs e um de ghost writer – “é o que eu chamo de ‘meu pet’, pois consigo aplicar as minhas experiências nos textos e até ganhar algum destaque”, admite.

O jornalista aproveita a oportunidade para deixar alguns conselhos aos formandos do curso:

“Primeiramente, aproveite muito a faculdade. Uma das coisas que mais sinto falta é de ter aquele banco de madeira para conversar com os meus amigos.

Aproveite os professores, arrase no TCC e já vai procurando mais atividades. Acho que jornalista tem mais é que sonhar e tentar viver esse sonho ao máximo.

Faça freelancers, capacitações online, estude SEO, storytelling, copywriting, pois são coisas que vão cobrar da gente no futuro. O mercado é sim, bem sombrio, mas a gente consegue sobreviver e dar boas risadas.”

Próximos passos na carreira

O jornalista expõe, por fim, que está participando do processo de inscrição para o mestrado em Artes, Línguas e Produção de Documentários na Université Lumière, em Lyon, na França. E está justamente aí, seus próximos objetivos:

“Pretendo fazer um mestrado e conseguir produzir mais documentários, sem parar de estudar. Depois tem doutorado, pós doc, quem sabe?!”.

Parabéns pela trajetória, Túlio! Estamos na torcida para que continue alcançando todos os seus objetivos!

Texto: Arthur Raposo Gomes

Fotos: Arquivo pessoal / reprodução