Alunos do Jornalismo serão voluntários na Copa do Mundo 2014

Bruno Marques (20) e Maria Clara Lauar (20) são alunos do 5º período de Jornalismo e foram selecionados como voluntários da Copa do Mundo 2014. Eles atuaram em Belo Horizonte, em áreas diferentes. Bruno contou que a seleção foi difícil e com muitas etapas. Desde a Copa das Confederações, ano passado, ele já havia passado pelo processo, através de análise do Curriculum vitae, entrevistas e dinâmica de grupo.

Ambos contaram que após a seleção foram submetidos a cursos online e treinamento já na cidade-sede. Maria Clara irá trabalhar no credenciamento, a estudante terá de fazer todo o processo das credenciais, desde a coleta dos nomes até plastificação e entrega. Isso faz com que ela tenha contato cm todos que terão acesso ao campo, participantes de todos os processos, auxiliares de limpeza, imprensa, jogadores e até os comandantes da Fifa. Já Bruno trabalhará no STS (voluntários que atuam na área de serviço aos espectadores). ”Vou atuar antes das catracas, depois das catracas e na área dos assentos, dentro do estádio”, contou o estudante de Jornalismo.

Tanto Bruno, quanto Maria Clara, acreditam que esta é uma oportunidade única, sediar uma Copa do Mundo. Eles gostariam de assistir aos jogos, mas suas tentativas de comprar ingressos fracassaram, e todos dois sempre tiveram o desejo de participar ativamente do evento de alguma maneira. Bruno pensa que conhecer pessoas novas será uma ótima experiência pessoal e até mesmo acadêmica.

Maria Clara conta que foi movida pelo seu interesse em futebol que resolveu seguir com o plano de voluntária: “sempre gostei e sempre tive vontade de participar da Copa. Ter contato com a mídia, imprensa, jogadores, todo o tipo de pessoas”. Além da vontade e da oportunidade, Bruno ressaltou a importância de um evento dessa magnitude para o Curriculum e para sua vida pessoal, como “desenvolver outro idioma, porque são muitos estrangeiros. Em Belo Horizonte, por exemplo, a expectativa é que receba o maior número de estrangeiros na história da cidade”. E Maria clara fará uma iniciação científica sobre a comunicação organizacional da Fifa durante o Mundial no Brasil, portanto estar em atuando em uma cidade-sede ajudará em seu trabalho futuro.

Reportagem: Milla Fernandes
Edição: Clara Varginha