Estudantes e egressos do Jornalismo UFSJ fazem parte da programação da IV Semana de Integração

Evento acontece entre os dias 27 e 29 de maio

Agora no final do mês de maio, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei (IF SJDR) promoverá a quarta edição da Semana de Integração.

Contando com mais de 60 palestras e oficinas, o evento tem o objetivo de auxiliar na formação profissional e cidadã da comunidade interna e externa da instituição, além de oferecer um momento de integração entre esses públicos e fortalecer parcerias com outras organizações.

Deborah Vieira é jornalista formada pela UFSJ, atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e é uma das profissionais que irão ministrar atividades no evento.

Juntamente com o também egresso e mestrando em Comunicação, Willian Carvalho, ela irá ministrar a palestra “Midiatização e política: uma nova ambiência, novos desafios de comunicação”, no qual abordarão o processo de midiatização e como ele interfere na sociedade e nos processos sociais.

“A ideia é discutir como o desenvolvimento e os novos meios de comunicação provocaram mudanças sociais e culturais, discutindo esse conceito ainda em construção […]. Existem autores que trabalham com a ideia de que estamos inseridos em uma sociedade midiatizada, outros acreditam que já ultrapassamos isso e já chegamos ao patamar da hipermidiatização. Independente do termo empregado, é importante discutir e se pensar nessa nova ambiência comunicacional e como ela interfere na vida das pessoas”, conta Deborah. Essa palestra acontece no dia 27/05, às 19h30.

Já no dia 28/05, às 19h30, Deborah retorna ao evento para conversar com os interessados sobre “os desafios da escrita criativa e o mercado editorial”. Para ela, “a Semana será um momento de troca muito importante de contato com a comunidade, sendo muito propício se pensarmos nas constantes agressões que a academia vem sofrendo do governo atual”.

O estudante de jornalismo, Arthur Raposo Gomes, é outro conferencista confirmado na Semana de Integração. Também formado em Publicidade e Propaganda, ele ministrará duas atividades: “O Planejamento na Comunicação”, na segunda-feira, dia 27/05, de 16h às 18h, e “A Responsabilidade Socioambiental na Organização de Eventos”, na terça, dia 28/05, no mesmo horário.

“Em ambos os momentos, irei abordar assuntos relevantes e próximos da atualidade. Na primeira atividade, reforçarei como as organizações saem ganhando quando a sua comunicação é planejada, eficiente e humanizada. Já na segunda, apresentarei o processo de organização de eventos e a importância da preocupação socioambiental nesse segmento” – explica Arthur, que já esteve em outra edição do evento.

Outra pessoa conhecida do curso que estará presente na programação é a Thais Andressa. Ela ministrará uma palestra sobre “o protagonismo na fotografia“, no dia 27, também às 16h. Segundo ela, que diz querer dedicar a sua carreira à fotografia, essa atividade “é uma forma de expressar meu amor por essa área, bem como trocar conhecimentos com os participantes. Sinto-me ainda mais motivada ao ter essa oportunidade”.

Como se inscrever

A participação nas atividades da Semana de Integração é gratuita. No entanto, é preciso realizar inscrição prévia através do link.

Foto: Reprodução / IF SJDR