Foca(s) na leitura com Alessandra de Falco

alessandra-de-falco

Alessandra de Falco Brasileiro é professora do curso de Graduação em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), onde profere as disciplinas: Jornalismo Online, Oficina de Jornalismo Online, Projeto Experimental em Jornalismo I e II e Planejamento Visual Gráfico. É tutora da empresa Mosaico Comunicação Jr. Também é docente no Núcleo de Ensino à Distância (NEAD/UFSJ) no curso de Especialização em Educação Empreendedora. Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas e em Letras – Bacharelado e Licenciatura – pela Unicamp, especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp, mestre em Comunicação Social pela Metodista-SP e doutora em Educação pela Unicamp.

Alessandra de Falco terminou recentemente o estágio Pós-Doutoral em Comunicação pela Metodista-SP. Tem experiência profissional e acadêmica principalmente nas áreas de Jornalismo e Tecnologias, Comunicação Organizacional e Educação. É membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Suas áreas de interesse são: Ensino de Jornalismo, Jornalismo e Tecnologias, Jornalismo Móvel e Educação a Distância. Já atuou como assessora de comunicação em empresas como BRSA, Tectoy e Edelman, quando atendia clientes da área de Tecnologia como: Ci&T, Sensedia, Abragames entre outros.

Também já produziu conteúdo jornalístico para o Webinsider/UOL e especial da Superinteressante. Durante seu doutorado, fez o concurso para a área de Jornalismo Online na UFSJ, em 2011, onde atua como docente desde então. Sempre foi apaixonada por ler e escrever, principalmente sobre assuntos relacionados às novas tecnologias.

 Confira as dicas de Livro que são essenciais para os estudantes de Jornalismo.

Este ano a professora Alessandra terminou seu primeiro pós-doutorado realizado pela Universidade Metodista de São Paulo, orientada pelo professor Walter Teixeira Lima Junior. O relatório final denominado Tecnologias e Técnicas Aplicadas no Ensino de Ciberjornalismo destaca um capítulo sobre Referências sobre o Ensino de Ciberjornalismo no Brasil. Dentre a lista de obras publicadas entre 2010 e 2015, a professora chama atenção para alguns livros importantes, e disponíveis online, tanto para leitura por docentes, como discentes:

1 – GOULART, Elias E. (org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2014.

Atualmente as mídias sociais estão em voga como poderosos meios de comunicação digital. Autores que vem se aprofundando com os anos no assunto já publicaram 3 livros intitulados Para Entender as Mídias Sociais com artigos sobre diversos assuntos. Mas esta obra aqui em destaque especificamente é relevante pois destaca metodologias para análise de mídias sociais, que podem ser utilizadas tanto em pesquisas de iniciação científica, como em trabalhos de conclusão de curso.

2 – MORAES JR, ENIO (org.). Antes da pauta: linhas para pensar o ensino do jornalismo no século XXI. São Paulo: ECA/USP, 2013.

Esta obra ressalta a importância do trabalho da interdisciplinaridade no ensino do Jornalismo, quando na contemporaneidade o online e o digital são indissociáveis de todas as área como rádio, TV e impresso. Destaca a importância da relação entre prática e teoria, para aproximar mais a academia do mercado e, ao mesmo, tempo manter o incentivo ao pensamento crítico. Aborda também os desafios tanto para docentes como discentes com, cada vez mais e mais rápido, a inserção de novos recurso tecnológicos no mercado da mídia.

3 – FALCO, Alessandra de  (Tradução). Guia de Proficiência Multimídia para 2012.

 

 

Texto: Thais Andressa

Revisão: Julia Benatti