Sinos de São João del-Rei ecoam na Mostra de Cinema de Tiradentes
Sino, ânsias, ressonâncias. A Linguagem dos Sinos é uma canção única, um som esquecido pelo mundo que insiste em gritar em São João del-Rei. Assim é descrito o webdocumentário “Sinoâncias”, de André Neves Azevedo e Carol Argamim Gouvêa, alunos de Comunicação Social da UFSJ, que foi exibido na sexta-feira, 31, às 15h, na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Usando muito da linguagem dos sinos, o curta apresenta diversos aspectos de uma tradição que se tornou única no mundo. Eventos como a Batalha dos Sinos, que envolve as principais igrejas históricas da cidade, são retratadas a fundo através de imagens e depoimentos dos responsáveis pelos sinos. “Queríamos, desde o início, que os sinos fossem explicados por quem melhor entende de sinos, então fomos atrás dos sineiros”, explica André.
Sobre a oportunidade de ter seu trabalho exibido em uma mostra tão importante, André comenta que, tanto ele quanto Carol são “filhos da mostra”, já que sempre acompanharam a Mostra de Cinema de Tiradentes, “assistindo aos longas, curtas e, principalmente, participando de oficinas. Por isso, para nós é especial exibir um filme na Mostra em Tiradentes”.
Webdocumentário
O curta-metragem fará parte da mostra regional do evento, ao lado de outros filmes produzidos por cineastas locais, como “Picolé do Amado” e “Eros”, dirigidos por alunos e profissionais graduados na UFSJ. Por se tratar de um webdocumentário, existe ainda uma versão estendida com mais vídeos, fotos, textos e personagens, disponível gratuitamente no site www.sinoancias.com.br. André e Carol explicam que a ideia é fazer com o que o material possa ser acessado pelo maior número de pessoas possível.
Os diretores entendem que, por existirem poucas cidades que possuem cinema, e um número ainda menor de salas que exibem documentários, o caminho do webdocumentário ajuda a levar o documentário convencional a locais onde ele não chegaria por outros meios.