Por trás dos panos

O cheiro de limpeza denunciou que elas passaram por ali. Com um sorriso no rosto, as amigas inseparáveis vão para mais um dia de trabalho arrumando, limpando, e brincando – por que, não? – dentro da UFSJ. Patrícia, Fátima e Meire são funcionárias da empresa terceirizada Máxima que presta serviço para Universidade.

É assim: Todos os dias saem cedo de casa e vão para universidade varrer os corredores, arrumar as salas, limpar os banheiros, passar o pano no chão e sentem prazer de deixar tudo brilhando e impecável para os alunos. “É gratificante para a gente ver que tudo está bagunçado e depois limpinho” comenta Patrícia que há seis anos trabalha nessa área.

O ambiente agradável, a animação dos estudantes e o respeito que os professores possuem com as funcionárias dão a elas mais motivação para irem trabalhar todos os dias. As três passaram por momentos difíceis em outros empregos. Fátima desenvolveu transtorno de ansiedade e depressão devido ao último trabalho, ela só se sentiu melhor quando largou os ex-patrões “É melhor você ganhar pouco, mas com pessoas boas, do que ganhar muito e ser escravo, sendo que a Lei Áurea já foi assinada há muito tempo”. Patrícia que veio de São Paulo buscou mais qualidade de vida em São João e não se arrepende da área em que foi trabalhar, dizendo que se sente mais feliz agora do que antes.

Sonhos? Sim, elas possuem alguns. Fátima quer ser psicóloga, diz que tem o dom da psicologia, mas que a idade (45 anos) está sendo um grande empecilho. Em uma conversa franca, ela prometeu que tentaria voltar a estudar no próximo ano. Patrícia tem o desejo de ter sua casa própria, conseguir terminar de construir e viver do jeito que sonhou. Já Meire, gosta de manter os pés no chão.

Pessoas simples e incríveis. Elas gostam de papear, adoram o trabalho que fazem e se sentem bem quando são vistas, cumprimentadas por quem turista pelos prédios da universidade. São histórias como a delas que tornam cada cantinho da universidade um pouco mais humano.

Texto: Beatriz Estima

Revisão: Julia Benatti

Imagens: Camille Gallo