Estágio na CSN é extensão de tudo que se aprende em sala de aula
A área da comunicação é ampla e diversificada, permitindo a seus profissionais os mais variados ramos de atuação. Dentre estes ramos, a assessoria de comunicação desponta como um segmento forte e que conquista cada vez mais jornalistas, como a aluna do 8o período Bárbara Cristina Beloti Barreto, que atualmente trabalha como estagiária da assessoria de comunicação na CSN Companhia Siderúrgica Nacional.
Segundo ela, o interesse pela área foi sendo desenvolvido ao longo de suas atividades no curso, em especial o período em que participou da equipe da VAN Vertentes Agência de Notícias, inicialmente como repórter voluntária, e em seguida como bolsista de assessoria, trabalho que constituiu diferencial positivo no processo seletivo pelo qual passou, composto por inscrição e prova de conhecimentos gerais online, além de entrevistas.
A aluna relata que o estágio representa uma continuidade dos projetos empreendidos na faculdade, acrescentandose a rotina real de uma grande empresa, fator que faz com que se adquira responsabilidade e maturidade profissional. “Apesar de eu ser estagiária – isso me impede de tomar decisões sozinha – a equipe me deixa a vontade. Posso opinar nas demandas que temos e pega algumas para realizar”, conta.
A Gerência de Comunicação da CSN realiza tanto comunicação interna , quanto externa. Eu participo de todos os processos que envolve o setor, mesmo que indiretamente. Bárbara conta que participa de todos os processos do setor, mas seu trabalho é focado em comunicação interna; redigindo e publicando comunicados internos e realizando cobertura de alguns eventos internos; além de contribuir com a produção de conteúdo para todos os canais de comunicação da empresa.
Futuramente, Bárbara diz não descartar oportunidades em outras áreas jornalísticas, mas assegura ter vontade de continuar trabalhando com assessoria.
Por Clara Fernandes