Alunos realizam teatro sobre a era de ouro do rádio brasileiro
Foto: Jederson Lucas / divulgação |
Os alunos do segundo período do curso de Comunicação Social da UFSJ encerraram neste semestre as atividades da disciplina de História do Jornalismo com apresentação de uma peça teatral sobre a história do rádio na década de 1940, conhecida como sua época de ouro. A peça é parte de um trabalho final da disciplina proferida pela professora Filomena Bonfim. O enredo foi dividido em quatro apresentações realizadas às sextas-feiras do dia 14 de novembro ao dia 5 de dezembro.
A proposta inicial da disciplina era o V Ciclo de Debates para a História do Jornalismo no Campo das Vertentes e uma prova final. Porém durante a apresentação de um trabalho, a professora notou a capacidade de expressão de seus alunos, em especial de uma estudante que gesticulava durante as apresentações e provocava em seus colegas risadas e aplausos. Como a alegria desta aluna contagiou toda a turma foi proposta a montagem de um teatro sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro em substituição da prova. “O meu objetivo foi muito mais realizar com eles uma dinâmica a partir da qual eles nunca mais vão esquecer a disciplina não por causa das datas, da prova, mas por causa da dinâmica que a gente escolheu. E a dinâmica foi ao invés de fazer uma prova escrita eles tiveram que fazer uma peça em que eles encenavam a história de ouro do rádio” disse Filomena.
A peça foi desenvolvida em quatro estágios com variados grupos de atores que alternavam nas funções de sonoplastia, iluminação, figurino e maquiagem. O enredo é construído em cima de dois planos: à direita a rádio, e a esquerda a família representada pelos alunos Thobias Pereira Vieira, Tatyana da Silva e a Andreza de Cácia. Estes personagens estiveram presentes em toda a trama interagindo com a rádio. Para a roteirista Déborah Vieira a princípio era um desafio transformar estudantes de jornalismo em atores e não foi pedido que eles decorassem o texto mais sim que compreendessem e incorporassem a cena. Deste modo ela tem certeza de que eles nunca vão mais esquecer o que aprenderam. Neste ponto a aluna concorda com a professora Filomena, “que foi um estudo muito mais profundo que uma prova” pois possibilitou aos alunos que o conhecimento permaneça com eles após o intervalo entre começar e terminar uma prova.
A produção demandou uma pesquisa histórica da época, inclusive realizaram uma pesquisa do contexto político para imitaram, como por exemplo, a cobertura da morte de Getúlio Vargas. Trataram também de outros temas como a Guerra Fria, relembraram as propagandas da época, além de levantamento de dados da vida de artistas e cantores. Segundo o aluno Marcelo Alvarenga este trabalho alimentou o espírito de equipe da turma, promovendo a união: “Pra turma foi positivo em termos de trabalho de equipe, houve a divisão das tarefas, acho que a uniu mais, todo mundo participou, todo mundo teve contato.”
Durante estas quatro semanas de apresentação foram possíveis perceber as transformações do rádio. Para o aluno Rafael Scaldini o rádio antigamente era a janela para o mundo externo, principalmente das pessoas mais do interior. Dentre as diferenças perceptíveis a linguagem é uma delas antes então rebuscada. “Nós estudamos: tente ser o mais claro possível na sua mensagem e naquela época usava palavras mais rebuscadas, criando o empostamento da voz”.
Na última semana, os alunos de História do Jornalismo encerraram a última peça sobre a decadência do rádio. Por fim, houve uma confraternização entre eles comemorando o resultado do trabalho.
TEXTO: Gisele Puygcerver Pereira
REVISÃO: Filipe Augusto