Alunos da UFSJ lançam primeira ‘revista independente’

Idealizada por alunos do curso, a revista Catarse acaba de ter sua primeira edição lançada. Confira a seguir o editorial da publicação.

CATARSE

Quando falamos sobre arte, o próprio termo acaba provocando certa estratificação. Isso talvez aconteça porque ela ainda é considerada intocável e inacessível ao cenário imaginário popular. Com o tempo, passamos a acreditar que o mundo artístico está separado de nossa vida. Mas está mesmo? Será que a tão falada cultura está somente exposta em museus ou trancada em nossas abandonadas bibliotecas?

A arte não está somente dentro dos teatros e nas pinacotecas. Ela pode estar em um sinal, estampada em um poste de luz ou nos muros da cidade. O que nos falta é um pouco de atenção. Vivemos em um mundo distraído e nos tornamos distraídos com o tempo. Acredito que é preciso sair desta condição e, inclusive, transformá-la. Desta forma perceberemos o que deixamos passar pelos cantos dos olhos. Notaremos que nosso cotidiano está repleto de uma arte que grita pela atenção de nós, os descuidados.
É necessário, assim como fazem os artistas de rua, trazer a arte àqueles que, por algum infortúnio, não puderam ter contato com ela em outros momentos. É necessário disseminar a produção cultural que acontece ao nosso redor. É necessário escancarar para o mundo que arte não tem regras, não tem horário, idade ou condição social. Que ela simplesmente acontece e que isto não pode passar despercebido, nem mesmo no caminho do trabalho ou da faculdade.
                
Vamos deixar a arte invadir nossos dias, nossa vida e nossos corações. Vamos rir a cada nariz de palhaço ou clave que cruzar, casualmente, nossos caminhos. Tentar refletir a cada verso encontrado no chão, ou embelezando uma fachada triste. Vamos exercer essa catarse juntos.
Texto: Ana Martins 
Edição: Sarah Rios