Estudantes, professores e egressos publicam trabalhos sobre Comunicação Política

Estudantes, professores e egressos publicam trabalhos sobre Comunicação Política

Artigos científicos fazem parte de um e-book

A universidade é sustentada pelo tripé “ensino, pesquisa e extensão”. E Jornalismo UFSJ continua provando que está alinhado com isso. Um e-book foi publicado recentemente contendo diversos trabalhos assinados por professores, estudantes e egressos do curso.

Dos 48 capítulos que compõem a publicação digital “Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente”, 35 contam com a autoria ou co-autoria de um estudante, docente ou egresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ.

Uma das autoras dos artigos é a estudante Alícia Antonioli, que assinou um artigo junto com o Prof. João Barreto e a jornalista e então professora substituta, Najla Passos. Ela diz que, por motivos diversos, não chegou a fazer uma iniciação científica durante a graduação, mas que ficou “muito feliz por ter conseguido participar do I Simpósio em Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e, consequentemente, fazer parte da publicação”.

Todos os trabalhos foram apresentados originalmente no I Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente, realizado em março deste ano, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom UFJF).

O Simpósio e o e-book foram organizados pela Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes (Unip), Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF) e Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira.

Reflexo da qualidade na formação

Luiz Ademir lembra que, neste ano, o curso completa 10 anos de funcionamento com ótimos números: “no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), por exemplo, as notas foram 5,0 (2012); 4,0 (2015) e 4,0 (2018), sendo considerados conceitos de excelência, já que o máximo é 5,0 pontos. No campo acadêmico, sete professores já atuam em programas de mestrado em Comunicação Social (UFJF), Letras (UFSJ) e Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ); mais de 100 projetos de iniciação científica foram desenvolvidos – parte financiada pelo CNPq, Fapemig e pela própria UFSJ. Outros sem bolsa, mas viabilizados pela própria UFSJ – e mais de 30 ex-alunos cursaram ou estão cursando mestrado ou doutorado em várias instituições do país”.

No que diz respeito à extensão, ele cita que o curso tem uma tradição com projetos e programas voltados para a área de educação (educomunicação), cultura e artes. “Estas interfaces com a comunidade têm sido importantes, como é o caso do Inverno Cultural (o maior projeto de extensão da UFSJ) que hoje conta com a participação maciça dos alunos de Jornalismo na área de audiovisual, de divulgação, de assessoria, entre outros setores”, discorre o professor.

“Essa qualidade na formação acadêmica dos docentes e discentes tem refletido não só na inserção de egressos no mercado de trabalho, mas também na produção de artigos científicos e participação de congressos na área. Os capítulos desse e-book sinalizam isso”, finaliza Luiz Ademir.

Disponível nas diversas plataformas

O e-book está disponível gratuitamente nas seguintes plataformas: Amazon, Google e Saraiva.

Texto: Arthur Raposo Gomes

Foto: Arquivo pessoal