Olhares – Ana Beatriz Peres

 

ana

Arquivo Pessoal

Minha história com a fotografia começou há oito ou nove anos, um tempo depois de descobrir que estava com depressão. Desde pequena eu sempre fui muito tímida, com vergonha de falar com as pessoas e mostrar o que eu sentia. Talvez, mesmo sem saber, a fotografia foi (e ainda é) uma maneira de me expressar e mostrar sentimentos que, muitas vezes, eu não sei dizer com palavras.

Acho mágico esse poder que uma foto tem de dizer tanto sem dizer nada. De não precisar de textos e nem de grandes explicações. Com ela você enxerga o mundo, lê através de outros olhos, sente gostos e sensações únicas! Acho que a fotografia faz da gente contadores de histórias: você vê uma foto e mil e uma ideias sobre “o que aconteceu naquele momento?” florescem na sua cabeça!!

A gente se torna muita coisa quando vê uma foto. Você vira fotógrafo, personagem, contador de história, investigador… e vira gente que sente a foto! Que sente sorriso, que se emociona, que se inspira, dá risada, que sente saudades. Gosto dessas sensações e sentimentos que a fotografia causa na gente! 

Escolhi as fotos que fiz da peça “A história de amor de Romeu e Julieta” durante essas férias, porque no dia da apresentação eu enxerguei amor em cada um daqueles atores/palhaços. Eles estavam fazendo o que amavam e eu me vi ao lado deles, fazendo o que eu amo também: fotografar. Quando fui tratar as fotos senti alegria e sorrisos, me vi personagem de tantas histórias, inclusive da minha.

A fotografia faz parte de mim, da minha história e da minha força. Espero que você encontre algo que ame também!

Texto: Ana Beatriz Peres