Projeto interdisciplinar promove práticas sustentáveis

Vertentes SustentáveisO Vertentes Sustentáveis nasceu no segundo semestre de 2014 e foi idealizado pelos então participantes, professor Sálvio de Macedo (do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis) e Murilo Haddad (do Núcleo de Educação à Distância). O projeto tem como intenção divulgar notícias que abrangem assuntos ecológicos.

Sendo um projeto do programa de extensão Casa Verde (do curso de Biologia da UFSJ), que visa transmitir conhecimentos sobre a biodiversidade, o Vertentes é organizado atualmente por alunos de Comunicação Social, além de possuir um viés multidisciplinar entre os estudantes da área da Biologia e Administração. Seu objetivo vai muito além de mostrar medidas ambientais e econômicas para a sociedade sãojoanense, mas também a conscientização da população a fim de ajudar a criar hábitos mais sustentáveis.

Nesse início de semestre a equipe do Vertentes abriu vagas para que os calouros pudessem participar. Rosana Faria, estudante de Jornalismo da UFSJ, é uma das candidatas. Ela afirma que sempre se importou com a sustentabilidade no mundo e vê na iniciativa do programa uma forma acessível de se obter informação sobre alternativas ecológicas para a sociedade.

O Vertentes Sustentáveis concentra seu trabalho nos bairros de São João del-Rei fazendo reportagens sobre as novas ideias ambientais criadas pela população e técnicas caseiras sustentáveis. Essas matérias são divididas entre notícias publicadas no blog Casa Verde e vídeos postados na mesma mídia, intitulados como “Você Verde”. Os vídeos não possuem certa periodicidade como os textos, porém neles são mostradas para o leitor do blog maneiras práticas e sustentáveis de se fazer objetos do cotidiano e ainda por cima por um baixo custo, como por exemplo, o sabão feito a partir de óleo de cozinha usado.

O projeto possui, além do blog Casa Verde, uma página no Facebook onde são divulgadas todas as notícias realizadas pelo Vertentes e publicações de outros sites relacionadas ao meio ambiente. Para participar basta ir a uma das reuniões que acontecem todas as quintas, às 16 horas, no terceiro andar da biblioteca do Campus Santo Antônio.

Texto: Beatriz Estima