Protagonismo feminino e empreendedorismo
O Dia Internacional da Mulher sempre suscita debates, mais do que urgentes, sobre a ampliação da representação feminina nas diversas áreas da sociedade. Marina Farias, ex-aluna do curso de Jornalismo da UFSJ, hoje atuando como freelance na área de produção cultural, elaborou uma análise da participação feminina em um setor que apresenta hoje franco crescimento: o ambiente empreendedor.
Apresentando dados oficiais mas também sua própria visão sobre o tema, Marina conta como isso tem mudado a realidade das mulheres e do mercado.
O texto, abaixo, foi publicado no site da Consilium Brasil, empresa de Belo Horizonte que presta serviços na área de consultoria empresarial.
O Protagonismo Feminino no Ambiente Empreendedor
Marina Farias
A participação das mulheres nos negócios têm mostrado números positivos no ambiente empreendedor. Se antes, a participação acontecia de forma tímida, hoje 31% delas já são proprietárias de seus próprios negócios além de investirem 90% da renda em suas comunidades e famílias.
Durante muito tempo as mulheres têm tido sua capacidade intelectual, artística e até mesmo profissional subjugadas por um modelo social que favorece aos homens. Porém, nos últimos anos, o feminismo – movimento que luta pela igualdade de gêneros – tem sido pauta nos mais diversos canais e com isso contribuído para maior ascensão das mulheres nos mais diversos espaços.
O mais recente episódio de divulgação midiática em larga escala dessa temática, ocorreu em dezembro de 2015 quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve como proposta a violência contra mulheres. Ou seja, mesmo os olhos desatentos para as desigualdades na nossa sociedade tiveram que debater sobre o tema. Porém, apesar desse cenário não tão feliz, uma pesquisa que ocorreu também em 2015 revelou que esse realidade tem mudado.
Leia aqui o texto completo.
Texto: Dani da Gama
Credito da Foto: Banco de imagens MorgueFile