Conheça nossos futuros Mestres!

bruna

Bruna de Faria (Arquivo Pessoal)

joao

João Marcos El Yark (Arquivo Pessoal)

O curso de Jornalismo da UFSJ ainda não dispõe de formação em nível de pós-graduação. Muitos dos alunos formados buscam, então, esse complemento em outras universidades, ou optam pelos cursos de Mestrado existentes na UFSJ, como o de Educação e o de Letras. Ambos apresentam afinidades com a área de Comunicação e todos os anos recebem candidaturas de jornalistas formados. Os estudantes têm obtido sucesso e inovado nas linhas de pesquisa, unindo a Educação e a Comunicação, ou direcionando estudos de Análise de Discurso a estudos específicos sobre mídia.

No último dia 31 foi anunciado o resultado da seleção do Mestrado em Letras para ingresso no segundo semestre de 2016. Dentre os selecionados, estão dois egressos do curso de Jornalismo: Bruna de Faria e João Marcos El Yark.

O foco do mestrado é Teoria Literária e Crítica da Cultura, mas guarda um amplo leque de opções de pesquisas interdisciplinares.São duas as linhas de pesquisa: Literatura e Memória Cultural, e Discurso e Representação Social. Bruna e João Marcos foram aprovados na linha de Discurso e Representação Social, mas com pesquisas bastante diversas.

Bruna escolheu um tema que a acompanhou durante todo o curso: “Pretendo focar minha pesquisa na área dos quadrinhos como forma de Jornalismo, pensando em uma linguagem ligada à arte, subjetiva”. Bruna trabalhou com jornalismo em quadrinhos durante sua participação na VAN – Vertentes Agências de Notícias (Programa de Extensão do curso) e realizou seu TCC também usando quadrinhos.

Recentemente, seu trabalho de conclusão de curso foi selecionado para participação no 11º Congresso de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (saiba mais aqui). Bruna conta que tem muito interesse pela carreira acadêmica, e que esse desejo se intensificou após a sua iniciação científica. “Mas pretendo conciliar com a produção de jornalismo em quadrinhos, que é uma paixão também.”, adiciona. Com tanto talento, não dá mesmo para deixar essa paixão de lado.

Já João Marcos escolheu o futebol. Ele foi aprovado com o projeto “A Atleticanidade pelo viés das emoções em discursos sobre o Clube Atlético Mineiro e sua torcida”. Embora ele preveja que algumas alterações ainda sejam feitas no projeto, sua intenção é traçar um conceito de “atleticanidade, analisando diferentes discursos de grupos de torcedores”. Para João, as emoções em comum que perpassam esses discursos simbolizariam a “atleticanidade”.

A complementação dos estudos em cursos Stricto Sensu não apenas permite a continuidade da formação de profissionais aptos a darem aulas e manterem a qualidade dos cursos de nível superior. As competências adquiridas em cursos de Mestrado contribuem para a formação de profissionais mais comprometidos com questões teóricas, éticas e práticas, e com mudanças de paradigmas, apontando para a necessária evolução da atividade profissional.

A coordenadora do curso de Comunicação Social, Katia Lombardi, nos informou que já foi criada uma Comissão para elaboração do projeto de Mestrado em Comunicação na UFSJ. Mas ainda não há previsão para implementá-lo, vez que são vários os trâmites e instâncias das quais depende essa criação. Mas já podemos sonhar com boas notícias!

 

Texto: Dani da Gama