O Intercâmbio através do esporte

O sonho do intercâmbio é comum à maioria dos universitários e tem se tornado cada vez mais acessível. Na vida de Ian Agostini ele também existia desde que o estudante ingressou no curso de Jornalismo da UFSJ em 2011, mas era uma realidade distante devido aos altos custos e ao fato da área de humanas não ser contemplada pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Conversando com um amigo que joga tênis nos Estados Unidos, Ian tomou conhecimento de um programa de intercâmbio através do esporte e encontrou a oportunidade que procurava para estudar no exterior.

A partir de maio de 2012 começou a preparação: curso de inglês, testes de futebol e de proficiência na língua foram fundamentais para que o estudante conseguisse uma bolsa de estudos na Ouachita Baptist University. Depois de mais de um ano de dedicação, em agosto de 2013, Ian se mudou para os Estados Unidos e, apesar dos estudos da língua, a maior dificuldade foi a comunicação. “Pensei que conseguiria me virar com o que eu já sabia de inglês, mas descobri que não sabia quase nada. Mas, aos poucos a situação evolui e a melhora diária é nitida”, relata o estudante.

A rotina de Ian basicamente se restringe à Universidade. Com aulas e treinos de futebol durante o dia, o período da noite fica destinado àquela que, segundo o estudante, é a maior dificuldade que ele enfrenta: a saudade. “Além de fazer trabalhos e tarefas, na parte da noite aproveito para conversar com familiares e amigos”, explica.

Atualmente ele está de férias no Brasil, mas pretende concluir o curso no exterior. “Pretendo voltar pro Brasil sim, não me vejo vivendo como um estrangeiro. Eu tenho uma bolsa para estudar nos Estados Unidos até eu me formar e é isso que eu quero fazer”, afirma o estudante. Os benefícios de um intercâmbio não se restringem ao âmbito profissional. Segundo Ian, além de fluência no idioma e conhecimento de outra cultura, os ganhos pessoais são incontáveis. “O meu maior aprendizado até agora, sem dúvidas, é saber dar mais valor a pessoas que você ama e aos momentos que você passa ao lado delas. Além disso você se torna mais maduro, mais consciente, mais vivido e mais preparado para tudo que enfrentaremos ao longo da vida”, finaliza.

Redação: Moema Vianna
Edição: Milla Fernandes