Politicom promove discussão sobre impacto das mobilizações em ano eleitoral
O XIII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM) acontece entre os dias 05 e 07 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP). Com o tema “Mobilizações, eleições e democracia”, o evento discutirá o papel da comunicação na democracia em ano de eleição.
O professor do jornalismo, Luiz Ademir de Oliveira, diretor científico da Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político que organiza o congresso, explica como as mobilizações de 2013 podem ter interferido nas eleições de 2014.
“O congresso busca analisar e debater de que forma as mobilizações da sociedade civil estão gerando impacto nos processos eleitorais e na consolidação da democracia. Em junho de 2013, o país vivenciou uma onda de protestos que aconteceu em mais de 100 cidades e que contou com a mobilização de mais de 5 milhões de pessoais. Hoje, muitos movimentos sociais e entidades da sociedade civil têm buscado utilizar a mídia e principalmente as redes sociais como forma de mobilizar o público e o cidadão”, destacou o professor.
Ademir ainda ressaltou a importância do evento, tendo em vista a interferência da mídia no processo eleitoral que influencia diretamente a sociedade na hora de votar. “A política para sobreviver hoje precisa recorrer ao campo da mídia. Há uma crescente profissionalização das campanhas eleitorais e dos próprios setores de comunicação dos governos. Por isso, discute-se não somente o marketing eleitoral (a curto prazo focado nas disputas eleitorais), mas o marketing político (a médio prazo com estratégias que planejam a construção de candidaturas num período mais longo) e o marketing pós-eleitoral ou governamental”, destacou.
E completou. “O Politicom é um momento importante para discutir a interface entre campos que caminham cada vez mais juntos, mas que mantêm também suas especificidades – a Comunicação, a Política e o Marketing”.
O XIII POLITICOM também irá promover a discussão a respeito dos meios que os eleitores possuem para obter informações. O professor afirma que “a democracia passa por mudanças a partir do momento que a internet permite ao cidadão/eleitor ter acesso a uma gama muito maior e diversificada de informações”. Na parte da amanhã acontecem as oficinas, a tarde as atividades dos seis diferentes grupos de trabalho e a noite, os lançamentos de livros e mesas de debates. A programação completa do POLITICOM está disponível no site do evento.