História do jornalismo no Campo das Vertentes é debatida na UFSJ

Foto: Divulgação
O V Ciclo de Palestras História do Jornalismo no Campo das Vertentes começou na última quinta (13) e seguirá nos dias 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro e de 4 a 5 de dezembro discutindo a importância e o resgate histórico do jornalismo feito na região. As palestras acontecem no Auditório do CTAN, a partir das 21h. A iniciativa é uma parceria entre os alunos da disciplina de História do Jornalismo e todo o curso de Comunicação Social.

Esta é a quinta edição do ciclo de debates, segundo a aluna e organizadora do evento Iolanda Pedrosa, o ciclo foi criado como meio de ampliar a discussão sobre como desenvolver jornalismo regional no Campo das Vertentes. “Foi projetado e realizado pela disciplina História do Jornalismo, visando trazer personalidades do jornalismo regional para transmitir experiência e contar um pouco mais aos alunos participantes.”, explica.

Neste ano, o encontro contará com a presença de professores de várias áreas de atuação e jornalistas, relacionando jornalismo regional, protagonismo feminino e jornalismo esportivo. Entre os convidados, estarão os professores  Kellen Benfenatti (IFET- Sudeste MG), Edna Mendes (AMPHAS – Barbacena), Eliana Tolentino, Maria Ângela Resende e Marcelo Pereira de Andrade (UFSJ). De acordo com Iolanda, a participação de outros profissionais envolvidos na área tem sido positiva, “Os profissionais sempre estiveram muito dispostos a participar do evento, como Rodrigo Resende, escritor sanjoanense que trabalha na Rádio Senado em Brasília e se dispôs a vir especialmente para o evento”, conta.

Para Iolanda, eventos como este ajudam a valorizar a atuação do jornalismo no Campo das Vertentes. “Este tipo de evento se torna importante para não deixar esquecida a história do jornalismo na região, portanto é de suma importância sempre está fazendo esse resgate da história”, lembra.

TEXTO: Bruna de Faria
EDIÇÃO: Filipe Augusto