Estudantes elaboram revista digital durante disciplina
Com o slogan “São João na palma de sua mão”, projeto apresenta série de opções de lazer em São João del-Rei
Realizada pelos alunos do quinto período e idealizada pelo estudante Arthur Raposo Gomes como demanda da disciplina “Jornalismo Especializado – Estilo Magazine”, ministrada pela professora Najla Passos, a Revista Quintindica reúne matérias sobre atrações culturais e de lazer, além do calendário de eventos da cidade e região.
Durante entrevista, Arthur conta que a ideia surgiu por perceber que muitas pessoas vêm adoecendo por causa da própria rotina de trabalho ou estudo: “Não é difícil de escutar que ‘fulano está com crise de ansiedade’ ou ‘beltrano desenvolveu a síndrome de burnout’, por exemplo. Por isso, venho com uma ideologia, há alguns anos, de – sempre quando possível – propor assuntos mais interessantes e prazerosos em projetos profissionais diversos”.
Já o nome “Quintindica” foi imaginado, segundo Arthur, a partir da junção de “quint” – parte da palavra quinto, que é o período que a turma cursa, e quinta-feira, dia da semana em que a maioria dos programas culturais começam a acontecer – e “indica”, pois, por meio da revista, o leitor terá acesso a indicações de atividades são-joanenses de lazer, ou seja, opções de programas feitos para relaxar e se entreter.
Professora universitária desde 2005, Najla revela que a turma precisou pensar em todas as etapas, desde a própria concepção e escolha do projeto editorial até as formas de financiamento e divulgação da revista. Desse modo, “estão aptos não só para trabalharem em empresas consolidadas, mas também para construírem seus próprios projetos”.
Ao ser perguntada sobre as dificuldades em realizar um trabalho tão complexo com muitos alunos, a docente enfatiza a importância de se aprender a trabalhar em grupo. “O processo de produção da notícia, seja em revista ou em qualquer outro veículo de porte médio a grande, se faz de forma coletiva. Saber defender seus pontos de vista e também acatar os dos demais é essencial”, reitera.
Apesar de atrair público de todas as faixas etárias, a revista possui uma proposta mais voltada ao público jovem, apresentando um trabalho gráfico moderno que já recebeu elogios nas redes sociais. Editora de Arte, Isabela Souza relata as escolhas feitas: “procuramos criar um conceito na logo que fosse algo descontraído e despojado e por isso a definição do amarelo mostarda. A fonte, por sua vez, é mais clean e sóbria. Queríamos algo que não poluísse a leitura, mas mantivesse essa linha de novidade e inovação”, assegura.
Luciana Petersen também é aluna do quinto período e fez parte da equipe de reportagem, apurando uma matéria sobre a resistência negra em São João del-Rei. Ela certifica que, durante o semestre, teve “a oportunidade de narrar uma história que está evidente em cada centímetro da cidade, mas que nem sempre enxergamos. Conheci lugares na periferia onde a universidade nem sempre chega e muitas pessoas não chegam à universidade”.
Ainda sobre a experiência, Luciana defende que o trabalho foi transformador e a “ajudou a conhecer a cidade melhor e com um outro olhar”. Ela também afirma que se atentou ainda mais para a relevância de pautar esses assuntos e histórias que são invisibilizadas. “Foi gratificante ver que em todos os momentos, para além do legado da escravidão, existe um legado de resistência, assim como o Espaço P, a minha indicação na Quintindica”, encerra.
É hoje!
A primeira edição da Revista Quintidica estará disponível a partir de hoje, dia 18, pelas plataformas digitais. Para saber quando o conteúdo estará no ar, basta acompanhar as redes sociais – Facebook e Instagram.
Texto: Yasmim Nascimento
Imagem: Reprodução/Revista Quintindica