Conheça o projeto: Jornal Delas

O jornalismo que empodera mulheres informando


Foto de capa do Facebook do Jornal Delas. Reprodução:
Facebook

O Jornal Delas é uma plataforma de reportagens on-line destinadas ao público feminino, que foi um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del – Rei (UFSJ) durante os anos de 2017 e 2018. O projeto reunia alunas do Jornalismo e Letras da UFSJ e tinha como foco o público feminino e universitário da cidade. Criado no segundo semestre de 2015, como produto final da disciplina de Produção Editorial do curso de Jornalismo. A ideia surgiu a partir do descontentamento de um grupo de amigas com o modo que a mídia brasileira retrata a mulher e os assuntos relacionados ao tema. E assim, tinha a intenção de informar, conscientizar e empoderar por meio do seu conteúdo.

Inicialmente a proposta do projeto era ser um jornal impresso. Mas ao longo dos anos foi visto a necessidade migrar para o online que acabou sendo uma grande satisfação. O jornal cobria pautas desde desde a política nacional à eventos regionais e assuntos que fossem relevante para a mulher. E conforme a Mariana Tirelli, produtora gráfica do Delas,“Tínhamos um número limitado de pessoal, e portanto, as pautas eram distribuídas de acordo com o interesse e disponibilidade de cada uma.” Com a aprovação pelo edital da Pibex pela UFSJ, tornando-se projeto de extensão, em 2017, e novamente em 2018, a equipe do Delas começou a desenvolver projetos com, a comunidade como: intervenções urbanas, rodas de conversa, exposições, oficinas, debates.

“Assim, criamos um jornal que tem como objetivo informar, conscientizar e empoderar mulheres através da divulgação de reportagens, incentivando o pensamento crítico e debate sobre a esfera pública, além de impulsionar a transformação cotidiana por meio do feminismo e do midiativismo.”, ressalta Mariana.

O Delas trabalha com três frentes de atuação. A institucional: que atua na produção de conteúdo e ações de extensão. A jornalística: que atinge mais de 2.000 pessoas com o site e mais de 1.600 nas redes sociais. E a extensionista: na qual já foi alcançado o número de  mais de 100 mulheres atingidas.

Quem faz parte do projeto?

Durante o ano de 2018 integraram a equipe do jornal dez mulheres. Entre elas quatro repórteres do curso de Jornalismo, uma jornalista responsável, uma revisora de texto do curso de Letras, e as quatro idealizadoras do projeto, atuando nas áreas de: gestão de rede, gestão de conteúdo, produção gráfica e gestão de multimídias. De acordo com a repórter Jordana, “O projeto era todo feito por mulheres, desde a parte da UFSJ da Cibele, que era a orientadora e professora responsável pelo projeto, desde nós repórteres. Era toda uma cadeia feminina“. No decorrer de sua jornada, de três anos, mais de 20 alunas já passaram pelo Delas.

Atualmente fazem parte do projeto Mariana Tirelli, Rebeca Oliveira e Clara Fernandes – como editoras – e Cibele de Moraes – jornalista responsável. “Nosso quadro de repórteres ainda é incerto! Mas a nossa última equipe (maravilhosa, diga-se de passagem) era composta por Taís Soares, Cleo Moraes, Jordana Nery e Samara Santos.”, declara Mariana.

Para Jordana sua experiência no projeto foi muito engrandecedora, tanto no pessoal quanto na vida profissional. Foi um período de grande aprendizado e troca de vivências, com mulheres de diferentes mas que tinham perspectivas de vida semelhantes a dela.“Foi muito bom, eu convivi com meninas de outros períodos, mulheres que tem mais ou menos a mesma ideia que eu, em assuntos que eu gosto: mulheres, feminismo, protagonismo da mulher”, afirma.


Equipe do Delas durante a Recepção do Centro Acadêmico do Jornalismo de 2018.
Reprodução:
Acervo Delas

O impacto no público

O Delas é visto como de grande importância pela sociedade. Visto que a mulher precisa cada vez mais ocupar espaços principalmente que são dominados por homens, que são geralmente os chefes dos grandes portais de notícia e tratam de assuntos femininos, deixando de lado a ótica feminina, relata a repórter Jordana.

Segundo Karen Resende, 22, uma leitora do portal, “O conteúdo do site é muito bacana, por abranger vários temas e falar sobre assuntos que vão ajudar as mulheres que querem se descobrir e mostram o quanto o feminismo é importante nos dias atuais.”

“Dentro de uma sociedade patriarcal e machista, falar sobre direito das mulheres e feminismo é constante um risco. Mas é correndo esse risco que podemos fazer alguma diferença. Acredito que a importância do Delas é ser resistência – num mundo de intolerância, preconceito e opressão”, acrescenta Mariana.

Situação atual

Atualmente, o Delas está se preparando para um novo momento. Sua trajetória dentro da Ufsj foi encerrada no fim de março, com o fim do último edital em que foram contempladas. Todo esse período foi muito importante e proveitoso para o desenvolvimento da equipe. “Frente aos desafios políticos e sociais que vivemos, decidimos expandir o projeto para fora da Academia, e viver a experiência de ser, efetivamente, uma mídia independente no mercado. Para isso, estamos nos preparando”, declara Tirelli

Atualmente, a plataforma online está em stand by, enquanto são preparados os novos projetos, formatos e conteúdos. “Em breve voltamos, reestruturadas, com mais energia do que nunca para comunicar e empoderar!”

O Jornal Delas pode ser encontrado no seu site oficial.

Para saber mais das meninas, acompanhe o Delas no Facebook e Instagram.

Texto: Lara Aquino e Maria Eduarda Carvalho