UFSJ abre as portas para a semana Fashion Revolution

Evento promove discussões sobre a indústria da moda e seu impacto positivo na sociedade.

Arte: Wellington Oliveira

A quinta edição brasileira da Fashion Revolution acontece esta semana. Entre os dias 22 e 28 de abril são mais de 50 cidades debatendo de que maneira a indústria da moda pode atuar de forma honesta e transparente e ajudar na promoção do trabalho justo, na promoção ambiental e na igualdade de gênero.

Ao redor do mundo, cerca de 80 universidades abrem espaço para o evento. Na cidade de São João del-Rei, a Semana Fashion Revolution acontece em parceria com a UFSJ. Durante os cinco dias serão 11 atividades variando entre oficinas, debates, worshops, rodas de conversa e trocas de roupa. A programação objetiva discutir questões como padrões de beleza, empreendedorismo periférico e feminino, customização, sustentabilidade na moda, entre outras.

O evento começa hoje, às 13h, com a oficina “Customização Criativa”. O objetivo é estimular a criatividade dos participantes por meio da concepção artística de roupas e adereços. A oficina é seguida da roda de conversa “Eu não sou padrão, e o que é que tem?”, com a presença de Mariana Tirelli, formada em Jornalismo pela UFSJ. A ex-aluna é autora da coluna “Tão Bonita de Rosto”, e na roda de conversa irá discutir a abordagem dos corpos fora do padrão pelo mercado e pela mídia, os tamanhos especiais e a construção da moda plus size ao longo do tempo.

A Semana Fashion Revolution acontece do dia 22 até o dia 28 de abril, no Campus Dom Bosco da UFSJ. O evento é gratuito e aberto ao público. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Texto: Rhayssa Souza