Semana Santa pelo olhar dos universitários
Como a Semana Santa é um evento muito importante em São João del-Rei, entrevistamos dois universitários da UFSJ, para nós falar um pouco da experiência cultural do evento.
Essa semana começou a Semana Santa em São João del-Rei, e como a cidade é conhecida pelas suas Igrejas e Universidades, resolvemos juntar esses dois lados para saber mais sobre a opinião de alguns estudantes universitários sobre a tão famosa Semana Santa.
Por ser uma cidade turística e universitária, a Semana Santa em São João del-Rei, atrai muitos curiosos e por causa de sua beleza e cultura, muitos estudantes acabam participando para conhecer um pouco mais sobre os costumes tradicionais e a cultura do lugar.
Segundo Elimar do Carmo, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, a Semana Santa “é um evento cultural forte da cidade que tem tradições antigas que não são adotadas mais por outras igrejas, o que torna o evento particularmente melhor por ser mais histórico e mais tradicionalista”, ele mora na cidade há 3 anos e já participou do evento por causa de sua dimensão. Ele acha importante por causa do contexto histórico e patrimonial do município e isso faz com que ajude no crescimento da cidade por meio dos turistas que ficam animados para conhecer mais sobre a cultura do local.
Esses eventos religiosos que acontecem, acabam trazendo muitas oportunidades para os universitários, segundo Isadora Jales, estudante de Jornalismo da UFSJ. Ela conheceu mais sobre a Semana Santa da cidade porque ela tinha que fazer uma matéria e acabou se interessando pelo evento, ela mora na cidade há 1 ano e 2 meses e na sua opinião o evento é maravilhoso e muito peculiar, foi a primeira vez que ela viu a celebração da Semana Santa. Segundo ela o evento é muito importante, apesar de não ser católica e não participar muito desse tipo de evento, ela acha importante para cidade e para as pessoas que acreditam na fé. “Inclusive acho uma pena não ocorrer esse tipo de evento em outros locais do Brasil”, afirma Isadora.
Além disso, a opinião dos entrevistados revela que nas demais cidades a Semana Santa não costuma ser tão tradicional como em São João del-Rei, pelo fato do município abrir as portas para um grande número de turistas e por ter uma programação impecável, enquanto as demais cidades são mais comuns com missas e procissões.
Texto: Vitória Cristina