Thais Andressa oferece Oficina de Fotografia

A ideia principal da oficina é que o material obtido durante a oficina origine a mostra coletiva: “Olhares sobre a Cidade”, que comporá a programação do 31° Inverno Cultural da UFSJ

Convite de divulgação da Oficina. Reprodução: Centro Cultural da UFSJ

Hoje, dia 17, acontece a Oficina Gratuita focada em Fotografia Urbana ministrada pela aluna Thais Andressa. Das 14h às 16h, no Centro Cultural da UFSJ, a Thais irá propor  uma reflexão sobre o cenário urbano e a forma como vemos a cidade. Qual seria a relação entre arte e cidade? E qual o papel da fotografia nessa história? A paisagem urbana sempre foi um tema de que despertou grande interesse para os fotógrafos.

Para ela, “trabalhar com fotografia ocupa um papel de destaque no que se refere ao testemunho das transformações sociais. A fotografia tem o poder de despertar emoções e gravar para a eternidade um instante único e breve da vida.”

Após a abordagem dos pontos técnicos e teóricos, será dedicado um tempo à prática, na qual irão treinar os conceitos ligados à composição, o enquadramento e as luzes. Thais ainda conta que “a Fotografia Urbana é uma vertente que eu tenho desenvolvido com mais dedicação e que foi o foco de meu trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Na atividade, os participantes terão noções dos aspectos básicos sobre teoria e técnica de fotografia, bem como o conhecimento de referências da área, como Vivian Maier, fotógrafa inspiradora”.

A Oficina será voltada para crianças e adolescentes para que incentive o interesse pelas artes, o desenvolvimento de habilidade, autonomia e criatividade. “Fotografia é arte e comunicação. Queremos estimular a produção artística e incentivar novos autores nessa área”, diz ela.

A Oficina nasceu do seu projeto “Fragmentos do Cotidiano-Poéticas Urbanas“, sob orientação, do técnico do Laboratório de Processos Fotográficos, Marcius Barcelos.  O projeto foi aceito no edital N° 010/UFSJ/PROEX, de 20 de julho de 2018, de apoio à criação e circulação artística da UFSJ. O projeto consiste em visitar algumas cidades da microrregião do Campo das Vertentes e registrar a paisagem urbana a partir de um viés documental, mas que se relaciona também estreitamente com a linguagem artística na qual a fotografia é grande possibilitadora.

“As imagens que realizo terão sempre como foco a narrativa baseada nos reflexos, seja em poças d’água ou em outras superfícies como vidros de carros e pequenos espelhos, ou seja, os ‘Fragmentos do Cotidiano’. O fato de registrar a arquitetura e população das cidades citadas contribui com o evidenciamento das características da identidade e paisagem física. Uma cidade está em constante transformação e registrar o curso dessas mudanças é contribuir com a preservação de sua história. A ideia é ter como produto final uma Revista Eletrônica que será disponibilizada na plataforma ISSU e Exposição Fotográfica. As oficinas são uma forma de dar um retorno para a comunidade, promover um intercâmbio com a comunidade regional e contribuir com a formação de crianças e adolescentes. O projeto terá encerramento em setembro de 2019”, diz ela.

Para isso, se você tem interesse em participar ou conhece alguém que se interessa, procure saber se ainda há vagas, já que é um número limitado. Entre em contato pelo e-mail labfoto@ufsj.edu.br e não esqueça de levar sua câmera!

Texto: Clara Rosa