Estagiária em TV conta suas dicas e sonhos

isabela castro mosaico

Isabela, quando Gerente de Administração e Finanças na Mosaico

Isabela Castro, estudante do 5º período do curso de Comunicação Social da UFSJ tem só 21 anos mas um currículo de menina dedicada! Estagiando na TV Campos de Minas desde meados de abril, ela nos contou um pouco a respeito de suas escolhas, seus objetivos e sobre como é ser estagiária de uma emissora de TV importante para a região.

Ela revela que Jornalismo já era um desejo antigo: “Desde pequena eu gostava de esportes, e quando era adolescente vi que o que eu queria era Jornalismo, pelo amplo campo de serviços que temos. Também sempre gostei de ler e escrever e principalmente imaginava muito como era a produção de uma TV. Foi a minha primeira opção de curso”. Ela conta ainda que participou de uma mostra de profissões onde pôde perceber como o Jornalismo pode ser diversificado e com chances de crescimento e que a UFSJ seria capaz de oferecer suporte para seu desenvolvimento.

Já dentro da universidade Isabela também fez parte da Mosaico – Empresa Júnior. Ela se mostra grata a tudo que absorveu fazendo parte do projeto: “A Mosaico foi uma verdadeira escola pra mim. Eu entrei sem nenhum conhecimento e nesses quase dois anos aprendi muitas coisas. Do serviço jornalístico, mas muita coisa fora dessa área, como por exemplo, da área administrativa e financeira”. Como Isabela fez parte da Diretoria, aprendeu muito da parte jurídica que rege uma empresa e questões de aplicações financeiras pelos serviços prestados.

Ela acrescenta que fazer parte do Movimento de Empresa Júnior (MEJ) é importante também por seu intuito de impactar e transformar a sociedade. “Hoje posso dizer que participar desse movimento e comprovar a força que ele tem é realmente transformador na vida de quem participa”.

Todo aprendizado adquirido na universidade, somado à força de vontade e ao talento jornalístico, logo levaram Isabela à TV Campos de Minas. Lá ela faz parte da produção do Jornal Regional. Suas funções são apurar os fatos, produzir as matérias e realizar a escrita diária do script do Jornal.

Sobre o futuro, a estudante diz que quer especializar-se em jornalismo esportivo e continuar trabalhando em TV. E dá conselhos a quem está buscando oportunidades: participar de projetos dentro da faculdade, tanto para construir um bom currículo como para ter mais certeza do que quer para sua carreira. E ir além do que a faculdade oferece. “Tenha a curiosidade de pesquisar sobre diversos assuntos”, ensina Isabela. “Temos sorte, pois os professores sempre estão prontos para lhe orientar, então se um área lhe interessa mas ela não é tão discutida em sala de aula, pesquise mais sobre o assunto e leve as dúvidas para os professores.” Bons conselhos, de time que já está ganhando!

Texto: Lucas Di Capri
Revisão e Edição: Dani da Gama
Imagens: Arquivo Pessoal