Transdisciplinaridade enriquece 4º dia de Ciclo de Debates
Aconteceu na noite de sexta – feira, no Campus Tancredo de Almeida Neves, o 4º dia do IV Ciclo de Debates de História de Jornalismo, organizado pela professora Filomena Bonfim e alunos do 2º período do curso de Comunicação Social da UFSJ.
Como forma de promover a transdisciplinaridade, o evento contou com a apresentação da peça Capital Federal de Arthur Azevedo, que foi adaptada para a realidade sanjoanense para que o público pudesse passear por São João del – Rei sem sair do lugar.
Após a apresentação teatral realizada por alunos do curso de Teatro da UFSJ, a mesa redonda com a professora Edna Resende, doutora em História, e Alex Lombello, mestre em História, sobre a História dos Periódicos de São João del-Rei e Barbacena, teve início. No primeiro momento, ambos falaram de seus estudos sobre os periódicos e experiências envolvendo o trabalho com os mesmos, principalmente no que tange o debate político nos noticiários.
O debate contou com a participação do público e da organização promovendo perguntas, as quais enriqueceram o evento.
Segundo o palestrante Alex Lombello, a transdisciplinaridade é eficiente para a produção do conhecimento e para o debate, ele também acredita que é importante que este tipo de evento aconteça frequentemente dentro das universidades, valorizando todo tipo de conhecimento.
“É bom você, o historiador, poder levar para outros públicos o seu trabalho, a sua visão. Eu acho que isso é muito enriquecedor, a história trabalha a muito tempo com essa perspectiva de reunir outras disciplinas, outros métodos.” destacou a palestrante Edna Resende. A professora ainda considerou que acha fundamental apresentar arquivos como fontes para pesquisadores, pois são fontes disponíveis e ricas, que devem ser mais conhecidas pelas pessoas. Vale lembrar que Edna foi a criadora e atualmente é coordenadora do Arquivo Histórico Municipal de Barbacena.
Fonte: Fazendo História no Jornalismo