IX FELIT acontece esta semana em São João del-Rei e Tiradentes

1-felit A nona edição do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (FELIT) agitou amantes de livros de todo o Campo das Vertentes. O evento, que ocorreu, entre 4 e 7 de novembro, teve em sua programação temáticas variadas e para todas as idades: do renomado “Clube da Esquina” à jovem autora Bruna Vieira e seu livro “Depois dos Quinze”, além de uma homenagem a uma das maiores autoras brasileiras: Ruth Rocha.Além da literatura, o FELIT trouxe novidades para a gastronomia de São João del- Rei . O 5º Circuito Gastronômico ocorreu concomitantemente ao evento, em dois restaurantes da cidade, que elaboraram pratos especiais para o evento, inspirados em obras literárias de Ruth Rocha.

Com uma homenagem a Ruth Rocha e uma mesa de debates sobre “Literatura e Educação: A conexão possível e necessária”, o festival começou na  quarta no Teatro Municipal. Além da homenagem, Ruth também foi tema de uma exposição, feita por alunos da rede pública de ensino de São João del-Rei e Tiradentes.

Na quinta-feira, o destaque ficou  para a jovem escritora Bruna Vieira. Ela participou de uma mesa de debates sobre seu livro “Depois dos Quinze”, que aborda as dificuldades vividas no período de adolescência. Bruna cria conteúdo em seu blog sobre os mais diversos assuntos, para uma verdadeira legião de fãs: são 1 milhão e 200 mil seguidores no Instagram e 300 mil no Twitter.

Na sexta-feira  houve eventos tanto em São João del-Rei quanto em Tiradentes. Na primeira, o destaque foi para o lançamento do livro “Papagaios me mordam!”, escrito por 30 alunos da oficina de formação de jovens autores do FELIT,  que ocorreu no  teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores.

Em Tiradentes, destaque para a mesa de debates sobre o “Clube da Esquina: O legado poético de uma geração”, tendo como convidados o escritor Kiko Ferreira e Márcio Borges, que integrou.

 TEXTO/VAN: ANDRÉ LAMOUNIER