Na última segunda-feira (17-10), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a lista com as notas dos cursos avaliados na edição de 2012 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, o curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebeu nota máxima no conceito geral, que vai de um a cinco, e 4,5 no conceito Enade, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A prova tem o objetivo de averiguar o aprendizado dos estudantes de graduação, assim como analisar a qualidade dos cursos e das instituições públicas e privadas do país. É aplicada periodicamente aos ingressantes e concluintes (primeiro e último ano) e, a partir dos resultados obtidos, é possível desenvolver ações que visam a melhoria na educação.
Para a reitora da UFSJ, professora Valéria Kemp, é sempre importante quando um curso alcança uma nota máxima, pois “isso significa trabalho coletivo, comprometimento e competência de todas as pessoas envolvidas no processo. Indica que a Universidade está no caminho certo”. Além disso, Valéria acredita que uma boa posição no ranking nacional abre portas, adquirindo possibilidades para mais financiamentos para o ensino, pesquisa e extensão universitária. “A nota não é relevante só para quem a obtém. A instituição passa a ganhar oportunidades de trazer mais projetos que beneficiam a sociedade e o Jornalismo tem contribuído para isso”, completa.
Acesse o resultado completo no site do INEP.
Redação: Stephanne Fernandes
Edição: Alessandra de Falco