A Capela do Divino será o palco do recital do italiano Emmanuele Baldini

No próximo domingo (8), o principal violinista da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), Emmanuele Baldini, se apresenta em São João del-Rei, na Capela do Divino, na rua Maestro Batista Lopes, 117, Tejuco, às 19h30. O recital é organizado organizado pelo professor de música Cleiton Carlos Ribeiro, formado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a entrada é franca. O evento é feito sem qualquer fim lucrativo e sua realização só foi possível com a colaboração de apoiadores. “Seu objetivo é despertar nos são-joanenses o interesse em estarem reunidos para ouvir música, motivar a população, estudantes e profissionais da área de música a prestigiar eventos de músico da cidade”, ressalta Cleiton. Ele também afirma ser preciso “deixar as diferenças de lado e se reunir, pelo ouvir e fazer música boa”.

O organizador ressalta que São João del-Rei é a 1ª cidade histórica mineira a receber o spalla da principal orquestra do país, a Osesp, Emmanuele Baldini. “No repertório estão algumas das peças mais importantes do repertório de violino solo, como  “Chaconne”, de J. S. Bach, Partita n°2, Caprichos de Paganini e duas peças do compositor barbacenense Flausino Vale, que é considerado o Paganini brasileiro.” enfatiza.

Baldini, que é violinista e maestro, nasceu em Trieste (Itália). Foi cercado pela música desde o berço pelos pais Lorenzo, importante pianista e autodidata italiano, e Eletta Baldini, professora de teoria e solfejo e pianista. Ganhador de vários concursos internacionais, com destaque para o “Premier Prix de Virtuosité avec Distinction”, em Genebra, e o “Forum Junger Künstler”, em Viena, além de mais dez concursos para solistas ou em grupos de câmara. Desde 2005 é o primeiro violino da Osesp e é o líder fundador do Quarteto Osesp, no qual começou a explorar o repertório brasileiro.

Conforme Ribeiro, o evento traz para a São João del-Rei  visibilidade, maior abertura e respaldo ao receber pessoas dessa importância para a música erudita, em uma cidade que ainda é carente dessa rotina de concertos, principalmente com personalidades da música do país circulando por ela.

As expectativas para o evento são as melhores segundo o organizador, já que, segundo ele,  “contribuir para música na cidade e em específico na minha área, é muito gratificante.”. “Que a classe se una mais em prol do fazer e trazer boa música, precisamos e merecemos”, conclui.

Texto/VAN: Lara Aquino
Foto/VAN: Divulgação