Vida da Gente é uma coluna de divulgação dos zines¹ produzidos pelas mulheres da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

História Baseada em Fatos Reais, de Raquel, julho de 2022.

Transcrição de História Baseada em Fatos Reais, de Raquel

“Quando eu era criança, tinha vontade de ganhar uma bicicleta de presente de Natal. E chegou o Natal e minha esperança aumentava. Mas, uma vez sendo criança, não sabia e não tinha entendimento se as condições dos meus pais iriam dar ou não para comprar o presente desejado, que era a tal bicicleta. Só que infelizmente meu pai não tinha dinheiro suficiente para isso, aí eu [fiquei] naquela expectativa. Mas esse desejo não foi realizado, eu ganhei uma boneca. E criança é tão inocente que se alegra com as mínimas coisas. No momento em que eu comecei a brincar com a boneca, já não me lembrei mais daquela bicicleta. Enfim, hoje sou adulta e tenho buscado aceitação de que as coisas nem sempre vão ser do jeito que queremos. Essa história me traz lição de vida e aprendizado.”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações. Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres presas têm a nos dizer? A nos mostrar? Aqui, quinzenalmente, abriremos essa via de comunicação. Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), fanzineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.