O UFSJ Rugby conseguiu participar de seu primeiro torneio oficial, jogando contra equipes mais experientes de todo o estado em 2011. Mesmo iniciantes na prática do esporte, o comprometimento dos atletas garantiu a chance do time disputar o título mineiro de 2011. A participação no torneio é muito bem vista pelos jogadores, o que, segundo eles, garante o aprimoramento da técnica e do espírito da equipe. “O campeonato é uma motivação a mais para continuarmos no caminho que vem rendendo bons frutos”, afirma Talles Fontana, capitão e treinador do time. 
Organizado pela Federação Mineira de Rúgbi, o campeonato é realizado no estado pela segunda vez. Dez equipes disputam o título: Belo Horizonte Rugby A e Belo Horizonte Rugby B – Belo Horizonte, Inconfidentes Rugby – Ouro Preto, Juiz de Fora Rugby Football Clube – Juiz de Fora, Uberlândia Rugby Leopardos – Uberlândia, Taurus Rugby – Uberaba, Uberlândia Rugby Clube – Uberlândia, UFLA Rugby Team – Lavras, UFSJ Rugby – São João del-Rei e Varginha Rugby Clube – Varginha.
O UFSJ Rugby era do grupo B, junto com Varginha, UFLA, Juiz de Fora e Inconfidentes. Segundo o estudante e atleta Paulo Henrique Dias, “Varginha tem um time que destoa do resto do grupo, são mais experientes e fortes, e os grandes favoritos ao titulo. Já UFLA e JF são equipes mais equilibradas”. Embora seja o primeiro campeonato que a equipe são-joanense participa, o time já enfrentou seus adversários oficiais em outras ocasiões. “Fizemos vários amistosos com essas equipes no segundo semestre de 2010 e evoluímos muito, acredito que estamos em um nível bem próximo. Já o Inconfidentes é o time mais novo do torneio. Não conhecemos eles, mas acredito que tenham se preparado forte para esse campeonato”, afirma o atleta.
 Paulo Henrique diz que o esporte, embora pareça bruto, é praticado com muito respeito e companheirismo. Para ele, os adversários, na verdade, são amigos divididos em campo. “O principal adversário nosso é o desconhecimento do publico geral a respeito do esporte. As outras equipes são parceiras e tem nos ensinado muito. Principalmente o time da UFLA e Varginha. Varias equipes tem surgido na região e uma apoia a outra em prol de um bem maior que é o esporte. Nós mesmos já fomos a Campo Belo passar um pouco do que aprendemos para o time de lá. É claro que dentro de campo nos concentramos ao máximo para ganhar do time adversário, mas sabemos que são nossos amigos e que apenas durante os 80 minutos do jogo estamos divididos.
Texto: Luis Gustavo Silva dos Santos
Fotos: Globo Esporte

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.