Nos últimos dias 26 e 27 de janeiro, foram realizados os processos seletivos para ingressar na Universidade Federal de São João del Rei, UFSJ. No sábado, 26, foi feita a prova do Módulo I e II do Programa de Acesso Seriado (PAS), onde participam os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. No domingo, 27, foram realizadas as provas da segunda etapa do vestibular e as provas de transferência de curso.
         Segundo a UFSJ o número de inscritos para as provas do PAS era 4.679 estudantes. O processo de seriado é realizado em três módulos de avaliação gradual, sequencial e cumulativa. A primeira etapa do seriado, Módulo I, são avaliados os conhecimentos dos conteúdos programáticos para o final do primeiro ano do Ensino Médio. A segunda etapa, Módulo II, verifica o aprendizado do final do segundo ano do Ensino Médio. Já a terceira etapa, Módulo III, verifica o aprendizado ao final de todos os anos.
        O horário da prova foi das 14 h ás 18 h, nos campi da UFSJ em São João del Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas, e na cidade de Belo horizonte. Em São João del Rei, mesmo com a chuva a maioria dos estudantes compareceram para a realização das provas. Segundo Amanda Pedro, candidata do Modulo I, o PAS é um ótimo programa, pois das mais oportunidades para que aluno possa ingressar na UFSJ. “Achei a prova ótima, muito tranquila de se fazer, tanto na parte da leitura quanto no tempo dado aos alunos, que foi essencial.”
       A estudante Renata Ambrósio, que fez a prova do Módulo II, diz que a prova estava em nível bom, no local estava tudo muito organizado e a fiscalização de acordo com o esperado. “Acho o PAS uma ótima ideia, pois ele aumenta a chance do estudante que desde o início ensino médio visa uma federal e prioriza o ensino superior, pois ultimamente os estudantes só “acordam” ou pensam na faculdade quando chegam ao terceiro ano do colegial, isso também faz com que os estudantes que realizam o PAS já adquirem uma experiência para as provas futuras, deixando-os mais calmos e acostumados.”
A chuva não impediu os estudantes de fazerem o vestibular.

No domingo, 27, aconteceram as provas da Segunda Etapa do Processo Seletivo 2013/1, ou seja, o vestibular. De acordo com a UFSJ, foram inscritos 11.884 candidatos, que disputam 2.065 vagas em 42 cursos presenciais e um a distância. O Processo Seletivo é realizado em duas etapas. A primeira corresponde ao Enem e a segunda etapa são as provas de Conhecimento Específico, para todos os candidatos.
       Além de São João del-Rei, o vestibular foi aplicado nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Barbacena, Divinópolis, Ipatinga, Ouro Branco, Sete Lagoas, Varginha, Montes Claros e Itamonte, e nos municípios paulistas de Franca, Serrana e Votorantim. A estudante Thamires Nunes que realizou a prova em Varginha, disse que estava tudo muito organizado, e que os fiscais deram toda atenção e foram bem claros. “Prefiro o novo sistema de aderir o Enem como primeira fase, porque o Enem já é dois  dias e eu acho cansativo, com apenas uma prova da UFSJ fica mais fácil de estudar e de raciocinar, enfim é melhor!”
         Segundo o aluno Charlie Alves, que realizou a prova em São João del Rei, diz que ocorreu tudo bem com a organização e os fiscais. Ele não concorda com a mudança da UFSJ em aderir o Enem como primeira fase. “Gostava mais quando era o vestibular normal porque o Enem é muito complexo, você já cansa só de ler um enunciado fazendo com que sua capacidade mental fique carregada, já no vestibular normal não é assim passa quem estudou mesmo.”

Reportagem: Fernanda Rezende