Confira a programação oficial.
Teve início nesta quinta-feira (31) em Resende Costa, o tradicional pré-carnaval da cidade: são nove dias de muita folia antecipada. Em 2013, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela administração municipal, conforme informou o secretário de Administração, Toninho Ribeiro, o carnaval foi mantido como nos anos anteriores. O programa dessa edição do evento foi lançado no início dessa semana. O gestor de Cultura, Turismo e Artesanato, Luís Cláudio dos Reis, afirma: “Há algumas mudanças, principalmente na estrutura do evento, porém não deve fugir do tradicional por causa do pouco tempo para planejamento e também do fator econômico. Ficaram garantidos os tradicionais blocos e o som na avenida durante os dias oficiais”.
O Carnaval da Família, em sua segunda edição, abriu as festividades em evento realizado no Parque de Exposições na noite de ontem. A partir de hoje, têm início os blocos de rua com o “Bloco Serra do Urubu”. Durante toda a semana, a bateria do Rifugo, liderada por Márcio Chiano, e a Banda Furiosa acompanham os foliões pelas ruas da cidade. Nos dias de bloco, a concentração acontece na Praça do Rosário a partir de 19h, com horário de saída do desfile marcado para as 20h. “Já há muitos anos acontecem os blocos do pré-carnaval. Uma festa que acaba se destacando pelo ambiente familiar e a participação de muitas crianças durante os desfiles. Com temas variados e bem populares, a comunidade se diverte ao som da bateria do Rifugo e da tradicional Banda Furiosa, que sobem e descem as ladeiras de nossa cidade tocando marchinhas e outras canções do mundo carnavalesco”, destaca Luís Cláudio.
Um dos blocos mais tradicionais de Resende Costa, o “Bloco do Retalho”, sai na próxima segunda-feira. O bloco é uma homenagem ao artesanato, principal fonte de renda da cidade. Neste dia os foliões capricham nas fantasias, todas enfeitadas com o retalho usado na confecção de produtos do artesanato local. Para o secretário de Administração é uma forma também de divulgar o grande potencial turístico de Resende Costa.
No último dia de pré-carnaval, sexta-feira (08), a tradição é “sair do armário e entrar na avenida”, como indica o programa. É dia das “Domésticas”! Os homens se vestem como as mulheres e vice-versa. O estudante de Geografia da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), Pedro Oliveira, é um grande amante do carnaval, considerada por ele a melhor festa do ano: “Pulo o carnaval em Resende Costa desde criança. Estou muito satisfeito com o carnaval daqui. São doze dias de folia que eu, meus amigos e minha namorada gostamos muito”.
Com a chegada do bloco na Avenida Gonçalves Pinto, dá-se início aos dias de carnaval oficial e na sexta-feira mesmo a galera se diverte ao som de DJ até as 4h. Nos dias seguintes, de 9 a 12 de fevereiro, tem matinê para as crianças a partir de 15h e DJ animando a festa de 20h30 às 4h. Durante os dias oficiais, acontecem ainda o desfile da escola de samba “Acadêmicos da Vila Nova” (domingo) e o tradicional “Bloco do Cabeção” (segunda-feira).
Sobre a situação financeira, o secretário de Administração Toninho Ribeiro comenta o seguinte: “Festas populares e tradicionais como o carnaval não deixarão de acontecer, mas serão realizadas dentro do nosso orçamento, que está apertado. Uma coisa ou outra será preciso cortar, para adaptar a essa realidade”. Sobre o “Bloco do Cabeção”, que em 2013 será realizado de maneira mais simples, Toninho diz: “Nem tudo o poder público pode assumir, entendo eu. Alguns blocos e escolas carnavalescas deveriam buscar também outras parcerias, como o comércio local. Dentro das nossas possibilidades, estaremos sempre apoiando”.
Reportagem: Emanuelle Ribeiro