Summer Challenge teve início ontem. Competições começam hoje e vão até a próxima segunda

Competições do evento começam hoje

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está sendo sede da terceira edição do Summer Challenge, um dos maiores eventos de robótica da América Latina. O Summer, que teve início ontem e vai até a próxima segunda-feira, 02, consiste em competições de diversas modalidades como combate com subdivisões de categorias por peso do robô;  Tracking, em que o robô não tem controle externo e deve achar três cones em um campo de futebol através de seus sensores; Hockey, um futebol de robôs com equipes de três e Sumô, em que um robô deve empurrar o outro para fora da área delineada.

A Equipe de robótica da UFLA, Tróia, foi a responsável pela organização tanto do espaço da praça de alimentação quanto do evento. Além de participar como competidora, a equipe ainda buscou auxilio financeiro em Lavras e região.

O líder da gestão atual da Tróia, Diogo Sanchez de Oliveira, afirma que embora o foco seja as engenharias das universidades, é importante ressaltar que esse visa ser um evento de integração: “No palco principal vamos ter uma luta entre robôs, o que é algo interessante por sí só. Queremos que venham pessoas tanto de exatas quanto de humanas”, reitera. De acordo com uma nota lançada pela Assessoria de Comunicação da UFLA, a estimativa é de que participem cerca de 700 competidores, vinculados a grupos universitários ou autônomos e mais de 5 mil visitantes durante os dias do evento.

12167204_1171797259501452_1800396052_n

Miguel Ribeiro Caponi, integrante da gestão da equipe Uairrior, de Itajubá, contou que é a primeira vez que o evento acontece fora do estado de São Paulo e conta sobre sua experiência na equipe: “No começo eu entrei na gestão sem saber direito o que eu ia fazer, mas com o apoio da Universidade, a gente vai descobrindo os pontos fortes e tem um crescimento pessoal muito grande”.

Nathalie Sbrisse, da mesma equipe, está em sua quarta competição e afirma que o importante é lidar bem com a pressão: “O tempo todo são equipes adversárias e o público em cima, todo mundo olhando, mas é muito divertido”.

Ontem aconteceu uma inspeção de segurança, para as equipes verificarem se está tudo certo para as competições: “A equipe está eufórica, muitos robôs para acabar de última hora, sempre aparece algum problema, mas vai ser ótimo” disse Yann Luiz Gouveia Fábio, da gestão do Riobotz, do Rio de Janeiro. O evento acontece no ginásio poliesportivo da UFLA, em Lavras e a entrada é gratuita. Confira a programação abaixo:

aaaa111

31/10 (sábado)