Provas estão divididas em três etapas anuais

ARTE/VAN: Laila Zin

Conseguir uma vaga na universidade é o sonho de muitos estudantes do Ensino Médio. Assim, a Universidade Federal de Lavras realiza o Processo de Acesso Seriado (PAS), como forma de facilitar a entrada de mais universitários na instituição e proporcionar à eles a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, no Ensino Médio (EM). Neste ano, as provas acontecem no próximo fim de semana.

As provas são realizadas anualmente, de acordo com os conhecimentos aprendidos em cada ano do Ensino Médio. Quem está no primeiro ano do EM, participa da 1ª etapa; quem está no segundo, realiza as provas da 2ª etapa. A 3ª fase é contada com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sem ter necessidade do candidato realizar nova prova. Vale lembrar que as primeiras fases do PAS contêm provas objetivas (múltipla escolha) e redação.

Dúvidas?

Quem já é formado, ou está em outras séries do EM, pode fazer o PAS, mas deve começar pela 1ª etapa. Caso não possa pagar a taxa de inscrição o candidato pode pedir a isenção na período indicado pelo sistema (neste momento elas já estão fechadas).

Para as provas não é permitido levar equipamentos de comunicação, como smartphones, tablets e afins. Deve-se levar somente caneta azul com corpo transparente. É permitido levar um lanche para o local de provas, que já pode ser consultado aqui.

A UFLA reserva 40% das vagas de seus cursos, no primeiro semestre, para o PAS. O segundo semestre não possui a forma seriada de vestibular, então, deve-se ficar atento aos prazos.

TEXTO/VAN: Andreza de Cácia