Com ação, trânsito da cidade  agora será de responsabilidade da Prefeitura 

0216-07

O transito de São João del-Rei agora é de responsabilidade do município. O anúncio foi feito na manhã de terça-feira, 18, no salão nobre da prefeitura e contou com a presença de várias autoridades. A partir de agora a cidade está integrada ao Sistema Nacional de Trânsito, e fica a cargo da prefeitura ações como conscientizar a população sobre segurança, fiscalizar e aplicar multas.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), São João del-Rei possui frota de 46.572 veículos. A prefeitura admitiu que a cidade não possui infraestrutura suficiente para suportar todos esses veículos nas ruas. Leandro Miguel da Silva conhece muito de perto esse problema. Ele é presidente do Conselho Municipal de Trânsito e acredita que melhorias estão por vir:

“Eu acredito que, com a municipalização, os nossos problemas poderão ser acompanhados mais de perto no sentido de fiscalização e até mesmo de conscientização. Vai ser um trabalho muito duro. Nós do conselho, por exemplo, temos diversas demandas”.

Uma das responsáveis pela municipalização do trânsito na cidade foi a Superintendente de Industria, Comércio e Trabalho da Secretaria de Governo, Luciana Silva. Para ela, a mudança será radical:

“Agora nós poderemos colocar em prática o estacionamento rotativo, em que as pessoas podem sair de casa sabendo que vão achar uma vaga, a educação no trânsito que será implantada desde as crianças, além dos estudos do Serviço de Engenharia. Serão mudanças que trarão benefícios para todos” comenta.

O prefeito Helvécio Reis encerrou a cerimônia com um discurso destacando que das 853 cidades mineiras, apenas 54 tem o trânsito municipalizado.  Ainda anunciou as primeiras medidas que serão tomadas pela prefeitura:

“Em 15 dias, abriremos o edital para contratar 50 agentes de trânsito. Eles passarão por um treinamento e também ficarão responsáveis pela proteção do patrimônio histórico. Além disso, iremos voltar com o estacionamento rotativo, ou seja, para estacionar no centro da cidade será preciso pagar um certo valor. Essas medidas são para dar mais segurança e tranquilidade tanto para os motoristas como para os pedestres”, finalizou.

TEXTO/VAN: THOBIAS VIEIRA

FOTO: SÃO JOÃO DEL-REI TRANSPARENTE

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.