A cada dia mais próxima, a Tocha Olímpica chega em SJDR daqui a  dois dias! ARTE/VAN: Laila Zin
A cada dia mais próxima, a Tocha Olímpica chega em SJDR daqui a dois dias! ARTE/VAN: Laila Zin

Faltam ainda dois dias para que a Tocha Olímpica passe por São João del-rei. Enquanto isso, continua seu percurso por todos os estados brasileiros até sua chegada ao Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto.

Ontem (12), o símbolo passou por três municípios mineiros: Naque, Coronel Fabriciano e Itabira. Em Naque, a Tocha cruzou a Avenida JK e foi carregada por Flamiani Amorim de Oliveira, de 30 anos. Em Coronel Fabriciano, foi saudada no trevo da cidade por uma chuva de pétalas de rosas e percorreu 200 metros entre a Avenida Rubens Siqueira Maia e Rua Ivan Campos Belo. Entre as atrações culturais que acompanharam a passagem da Tocha pela cidade, estão a banda de música mirim da Corporação Nossa Senhora Auxiliadora, Marujada do Cocais, Fanfarra da Escola Argeu Brandão.

Itabira recebeu o fogo olímpico nas avenidas Li Guerra, Carlos Drummond de Andrade, Daniel Jardim Grisolia, João Pinheiro, Rio Doce e Brasil. Com o objetivo de conectar os moradores ao evento, foi criado o Espaço Tocha Olímpica, onde foram expostos desenhos das crianças itabirenses que ilustram a passagem da Tocha. A cidade de Ipatinga também deveria receber a pira ontem, porém, a Prefeitura cancelou o evento por falta de  verba.

Hoje (13), a Tocha passa por Ouro Preto e Itabirito, ambas em Minas Gerais. Em Ouro Preto, a programação aconteceu entre  vai de 9h 30min a 13h 15min e contoua com a presença da comunidade escolar, de artistas e esportistas da cidade. Já em Itabirito, conhecida como a Capital Mineiro do Ciclismo, a Tocha saiu da Avenida Queiroz Júnior, às 13h 11min, e passou a pelas Ruas Dr. Guilherme e João Pinheiro, seguindo até a Rodoviária Nova.

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros