A publicação do historiador e  memorialista João Paulo Ferreira de Assis abrange a história do município do século XVIII ao XX

Livro História do Município de Carandaí é lançado em Barbacena - Foto: Divulgação ACHAMPAS
Livro História do Município de Carandaí é lançado em Barbacena – Foto: Divulgação ACHAMPAS

A Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (ACAHMPAS) e a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena (SMB) realizam o lançamento do livro “História do Município de Carandaí”, no próximo dia 20 de maio, às 19h30, na Casa da Cultura, em Barbacena. O livro é fruto de cuidadosa pesquisa documental do historiador e memorialista João Paulo Ferreira de Assis.

A pesquisa para a realização da obra foi iniciada nos anos 1990, nos arquivos de Mariana, Carandaí, Prados, Barbacena, Belo Horizonte, São João del-Rei, Ouro Preto, Tiradentes e Rio de Janeiro. Antes de escrever “História do Município de Carandaí”, o professor João Paulo havia lançado uma série de artigos mensais sobre Ressaquinha, Senhora dos Remédios e Carandaí. “Depois de alguns anos, a ideia de escrever a história do Município de Carandaí ressurgiu, agora com nova motivação: Carandaí, além de ser o meu local de trabalho, é a terra de alguns de meus antepassados”, explica o autor.

Para a fundadora do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (AHMPAS), Edna Resende, pesquisas como a de João Paulo contribuem para a valorização dos acervos históricos. “A publicação do livro, fortemente baseado nas fontes disponíveis no AHMPAS, ressalta o papel fundamental do Arquivo como guardião da memória regional”, comenta.

Embora pesquisas memorialistas sejam, por vezes, criticadas, a professora Edna, salienta o valor dessa metodologia. “O trabalho do historiador depende fundamentalmente dos registros da memória. Os memorialistas, amparados em fontes documentais, contribuem de forma imprescindível para a construção da identidade e da história de uma sociedade”, afirma.

Em Carandaí, o livro foi bem recepcionado, tendo vendido cerca de 20% de sua tiragem e ainda rendendo ao autor uma homenagem da Câmara Municipal e um futuro título de Cidadão Honorário.  “Quem não valoriza a história da sua terra se arrisca a repetir os mesmos erros do passado. A consciência de preservação do patrimônio deve prevalecer em todos os sentidos”, defende João Paulo.

As expectativas para o lançamento em Barbacena também estão elevadas, já que a história das duas cidades estão conectadas. “Carandaí foi distrito de Barbacena entre 1890 e 1924. E parte do atual município (Ressaca) já o havia sido entre 1791 e 1831”, explica o autor.

O livro “História do Município de Carandaí” também será lançado nas cidades de São João del-Rei, Tiradentes e Conselheiro Lafaiete. A obra, editada pela Gráfica e Editora Cidade de Barbacena, tem 520 páginas e é comercializada por 50 reais.

Casa da Cultura - Foto - Robson Ferreira
Casa da Cultura – Foto: Robson Ferreira

A ACHAMPAS

A Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (ACAHMPAS) é uma sociedade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 2009, por pesquisadores do Arquivo Histórico de Barbacena e por moradores da cidade. O objetivo da Associação é, por meio de doações, produção de fotografias e filmografia, edição de publicações e promoção de exposições, fomentar a pesquisa e a produção arquivística do município de Barbacena, bem como da preservação do patrimônio documental da região.

O presidente da ACAHMPAS, Sheldon Augusto Soares de Carvalho, conta que é importante valorizar a história regional, pois, para ele, o avanço dessas pesquisas esclarecem o saber histórico e geram novas abordagens e novos objetos de investigação histórica. Por essa razão, a instituição pretende lançar outros livros com temática regional. “Iremos valorizar muitas outras pesquisas e iniciativas culturais. Sem dúvida, isso é uma das frentes de ação da nossa Associação”, explica o presidente.

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros

COLABORAÇÃO: Camille Gallo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.