Chuva forte destelhou casas e interditou escolas na cidade do sul de minas. Prefeitura tenta reparar danos.

Chuva causou danos à cidade

Uma chuva de granizos com ventos de até 50km/h causou estragos na região da cidade de Lavras, no Sul de Minas, na tarde da última terça-feira, 25. Fotos tiradas pela população e exibidas nas redes sociais mostraram árvores quebradas, casas destelhadas e a praça principal da cidade alagada.

O proprietário da padaria Minas Café, localizada no centro da cidade, Fabiano Souza, contou o que houve: “Lá pelas quatro da tarde, o céu escureceu muito e em questão de 5 minutos veio uma chuva intensa de vento com muito gelo, que me obrigou a fechar o estabelecimento mais cedo. Tive problemas também com alagamento aqui dentro, caiu muito gelo, entupiu as calhas e a água voltou pra dentro da padaria”.

A tempestade, segundo nota lançada pela Defesa Civil no site da PMMG, poderá se  repetir até o fim de semana de acordo com imagens de satélite lançadas pelo Climatempo. A nota ainda dá dicas de como evitar transtornos em casos de chuva de granizo e tempestades fortes: “É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos riscos de descarga elétrica”.

A prefeitura de Lavras fez plantões de atendimento às famílias atingidas pela chuva e, em nota expedida na quarta afirmou que “estão sendo tomadas ações preventivas para evitar alagamentos e desabamentos em caso de novas tempestades. A nota também abordou que desde terça-feira, três escolas municipais (E.M. Umbelina Azevedo Avelar, CEMEI Antonina Guimarães Carvalho e E.M. Sebastião Botrel)estão fechadas para reparo, mas as aulas devem voltar ao funcionamento normal a partir de segunda-feira.

TEXTO/VAN: TALITA TONSO

FOTO: PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS/ DIVULGAÇÃO