Tarifa de ônibus em SJDR sofre reajuste e passa a custar R$3

Desde ontem (04) está em vigor, em São João del Rei, o novo preço para as tarifas de transporte público. Com o aumento, estipulado em R$0.25, será cobrado o valor de R$3 por passagem. Estudantes, com o cartão eletrônico, continuam a ter direito ao desconto de 50% sobre os valores. A tarifa anterior, estipulada em R$2.75, estava em vigor desde janeiro de 2016.

FOTO: Gazeta de São João del-Rei

De acordo com Leandro Silva, Presidente do Conselho Municipal de Trânsito, a iniciativa pelo aumento das passagens partiu da própria Viação Presidente, empresa responsável pelo serviço do transporte público na cidade. A proposta apresentada definia o valor da tarifa em R$3,55. Contudo, após negociações entre o Conselho, o Governo municipal e a Presidente, chegou-se ao valor de R$3.

Leandro ainda afirma à VAN que a Presidente se posicionou de maneira contrária à manutenção dos preços atuais da tarifa: “A Presidente nos disse que, se a passagem fosse mantida, continuaria tendo grande prejuízo e não poderia manter o serviço na cidade”. Procurado pela reportagem, o Gerente da Presidente em SJDR afirmou estar impedido de dar qualquer tipo de declaração. A Coordenadoria de estatísticas da empresa, situada em Belo Horizonte, negou-se a dar quaisquer declarações e não confirmou as informações.

A população local, que será obrigada a pagar mais caro por um serviço de baixa qualidade, é a mais afetada pelo aumento da tarifa. A estudante do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei, Vânia Santos, não aprova a mudança. “Apesar de terem aumentado R$0.25, pago cinco, seis passagens por dia. Fica complicado”. Uma outra moradora da cidade, que não quis se identificar, classifica como injusto o preço a ser pago. “Além de ser caro, o serviço é péssimo”, afirma.

Em pesquisa realizada no quarto trimestre do ano passado pela VAN, foi notado que a insatisfação com o transporte público em São João del-Rei é muito forte, atingindo 92% dos entrevistados. Além disso, 72,2% afirmou se locomover através de ônibus pela cidade. Entre as maiores reclamações, ganham destaque os atrasos, horários de algumas linhas, e a precariedade dos serviços prestados pela Viação Presidente.

Na terça-feira (07), haverá uma manifestação contra o aumento das passagens em São João. O protesto está marcado para ocorrer às 15h, em frente ao prédio da Prefeitura. A reportagem da VAN estará presente para acompanhar o movimento.
TEXTO/VAN: João Vitor Bessa