O projeto é formado por mulheres que fabricam produtos derivados do tomate, como geléias, molhos e o famoso “doce”

 

O projeto “Socializando Sabores”, lançado há um ano pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade de Barroso, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), tem o objetivo principal de empoderar as famílias, gerando renda para as mesmas, além de fazer com que as mulheres participantes não fiquem sem um emprego, devido ao momento crítico que o país está passando no momento. O grupo, inicialmente formado por 22 mulheres, mas que agora contam com apenas duas, foi selecionado pela assistente Lúcia Aparecida de Melo, levando em conta a necessidade, vulnerabilidade e o interesse das participantes.

Os produtos fabricados por essas mulheres provém do fruto tomate. Os principais são: geléia de tomate (com e sem pimenta), molho de tomate com salsa e cebolinha, molho de tomate picante, tomate seco e, o vencedor da primeira edição da Copa Vertentes de Gastronomia, o doce de tomate. O processo de produção é todo acompanhado pela nutricionista do Cras, Rosequele Keila Américo Silva, especializada em saúde pública. Todos os produtos são artesanais, sem adição de conservantes, apenas com presença de condimentos naturais. São comercializados na Feira Livre Municipal, todos os sábados, no centro de Barroso.

Curso de Tomate do Socializando Sabores (Foto/VAN: Fabrício Henrique)

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ariane Cardoso Figueiredo Silva, o projeto está mudando a vida dessas mulheres, deixando-as empoderadas, com uma ótima autoestima, autoconfiantes e ganhando reconhecimento, respeito e dignidade sobre seu trabalho. A secretária está se sentindo satisfeita com o retorno positivo que o projeto está trazendo e feliz ao ver que ele está realmente mudando a vida dessas famílias necessitadas. Atualmente, o “Socializando Sabores” utiliza apenas o tomate em sua produção, mas, de acordo com Ariane, o projeto está em expansão e vai contar com a ajuda de um espaço para plantação de tomate e outros frutos que serão futuramente incrementados na produção das mulheres participantes: “Nós iremos iniciar o projeto de horta urbana, onde iremos fazer o plantio de hortaliças, para o uso dessas famílias em vulnerabilidade. Temos o interesse de utilizar outros frutos para ajudar na expansão do ‘Socializando Sabores’”.

Segundo Priscila Tamara Gomes, coordenadora do Cras, além deste projeto, o Centro de Referência de Assistência Social está sempre buscando fazer com que as pessoas necessitadas obtenham alguma renda e se mantenham, de alguma forma, no mercado de trabalho. Fora o “Socializando Sabores”, já foram ofertados cursos e workshops sobre chocolates e quitandas, por exemplo. Agora, estão sendo ofertados cursos sobre preparação de massas, preparo de saladas especiais e de petiscos mineiros. Todos são gratuitos e com emissão de certificados. “E não é só curso, nós damos prosseguimento para aqueles que desejam investir em geração de renda. O Cras dá o apoio, fornecendo material e acompanhamento nutricional para que esses cursos também vão pra frente”,esclarece.

Socializando Sabores vende todo sábado na Feira Livre (Foto/VAN: Fabrício Henrique)

Uma das participantes do projeto e dona da receita vencedora da Copa Vertentes de Gastronomia, em dupla com Claudinéia, Eliane Maria Aparecida, conta que, com a ajuda do “Socializando Sabores”, tem superado todas as suas dificuldades financeiras e está contente com lucro que o mesmo está gerando para ela e sua família. Agora, a dupla pretende expandir seu pequeno negócio, elas têm o objetivo de vender para além da Feira Livre, em mercados e outras demais localidades, para além de Barroso. Sobre o que tem conquistado, Eliane só tem a agradecer: “Eu agradeço a todo o Cras, não tenho como citar nomes, pois são muitas pessoas envolvidas, algumas nem conhecemos. Também agradeço à Deus, por essa oportunidade enorme, tem me ajudado muito”, diz, entusiasmada.

Após o sucesso da Copa Vertentes de Gastronomia, a dupla Eliane e Claudinéia, juntamente com a equipe responsável pelo “Socializando Sabores”, estiveram em São Paulo, de 8 a 10 de junho, para a terceira edição do “Mostra Viajar”, onde representaram a Trilha dos Inconfidentes, levando suas saborosas receitas para serem apresentadas. Lá, a dupla foi elogiada por diversos jornalistas, youtubers e participantes do congresso. Logo após, a dupla foi convidada para o “Festival Quatro Estações”, durante dias 15 e 17 de junho,  em Tiradentes, também para expor suas famosas e deliciosas receitas.

Atriz da Globo aprovando o doce de tomate em São Paulo (Foto/VAN: Fabrício Henrique)

Para quem tiver interesse em participar deste e outros projetos, cursos e workshops visando, principalmente, à geração de renda para as famílias necessitadas, basta ir até o Cras da cidade de Barroso, localizado na Rua Joaquim Meireles, nº 20, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9hrs às 18hrs.

 

Texto/VAN: Emerson William
Foto/VAN: Fabrício Henrique

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.