A campanha Junho Vermelho tem o intuito de tornar mais visível a necessidade de ser um doador

 

O mês de junho foi escolhido para a campanha “Junho Vermelho”, ressaltando a importância da doação de sangue. Com o intuito de conscientizar, atrair novas pessoas e agradecer aqueles que já são doadores, no ano de 2004, a OMS (Organização Mundial de Saúde), estabeleceu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. A campanha tem o intuito de tornar mais visível a necessidade de ser um doador.

O sangue é insubstituível. Um recurso importante tanto para tratamentos planejados como para intervenções urgentes. O padrão internacional do volume de sangue coletado é de aproximadamente 450 ml. Após a doação, o sangue passa por um processo de separação dos seus componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Desta forma, um doador pode ajudar até três pessoas diferentes.

No Brasil, a demanda nos hemocentros têm crescido, principalmente, pelo aumento do número de acidentes. Deste modo, a doação de sangue pode ajudar a diminuir as vítimas fatais. Porém, o número de doadores não é suficiente para suprir a demanda existente, por isso a importância de ampliar a conscientização sobre o tema.

A captadora Maria Aparecida Giarola, 59, informou que no inverno existe uma queda muito grande no número de doadores, em função de alguns fatores, como a baixa temperatura e o aumento das viroses. Segundo ela, a média mensal é de 750 doadores. Este número corresponde à quantidade de pessoas que comparecem ao hemonúcleo, entretanto, nem todos estão aptos para a doação. Pensando em aumentar a quantidade de doadores, a captadora conta como a campanha acontece, “na nossa unidade, colocamos cartazes, decoramos as salas, intensificamos a captação”, destacou.

Para doar sangue é necessário ficar atento aos requisitos: primeiramente, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 kg. No entanto, quem tem menos de 18 anos, deve apresentar um requerimento específico, disponível no site do Hemominas  É importante dormir bem na noite anterior a doação e ter uma alimentação equilibrada. Não é preciso estar em jejum, pelo contrário, o hemonúcleo oferece um lanche antes e um posterior a doação. Evitar o consumo de bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes de ir ao posto de coleta.

Em alguns casos, a atenção deve ser ainda maior: após um resfriado, é ideal esperar sete dias, para que os sintomas se dissipem. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing deverão aguardar 12 meses para doar. Grávidas e lactantes não podem doar. Além disso, o potencial doador não pode ter sido exposto à situação de risco,  apresentar ferimento ainda não cicatrizado ou ser portador de doença sexualmente transmissível. É importante observar que estes critérios são adotados visando eliminar qualquer risco de contaminação, tanto para quem doa quanto para quem recebe, tornando o procedimento rápido e seguro.

Para o dentista Antônio José de Resende Júnior, 31, a importância da doação consiste em ajudar o próximo. “Nós não damos muita importância, não lembramos. Só doamos quando alguém precisa, alguém pede doação, mas é uma coisa simples que pode ser feita sempre”, afirmou.  A educadora física Mônia Léia Martins, 31, é doadora há cinco anos, costuma doar uma média de duas vezes ao ano. Para Mônia, “o mais importante é poder ajudar as pessoas”, salientou.

A doação em São João del-Rei acontece de segunda a sexta-feira, apenas no período da manhã, entre 7h30 e 11h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, online, no site do Hemominas , ou ainda através do aplicativo MGApp.

Para maiores informações acesse o site do Hemominas.

 

Texto/VAN: Carla Marques

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.