Organização feminista, Sobre Nós, desenvolve ações contra a pobreza menstrual e a desigualdade de gênero

Por Lara Cristina Reis

Mobilização no estado de São Paulo – Foto: Reprodução Instagram: @sobrenos_brasil

Em pesquisa realizada em 2021 pela Sempre Livre, marca da Johnson & Johnson, com 814 mulheres, muitas das entrevistadas disseram usar roupas velhas, papelão, sacolas plásticas e jornal, pela falta de absorventes. Esta realidade não se restringe à elas, afinal, como levantado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 15 milhões de pessoas que menstruam não conseguem obter higienização adequada. Reconhecida pela ONU como questão de saúde pública e direitos humanos, essa falta de acesso recebe o nome de pobreza menstrual e engloba a ausência ou escassez de informação, produtos de higiene e estrutura para lidar com a menstruação.

Para a Louie Fagundes, voluntária do Sobre Nós, entidade feminista que atua em diversos estados em favor da dignidade menstrual, muitas pessoas acham que a compra de absorventes em supermercados é o que basta para resolver o problema. Mas “Nem todo mundo tem as mesmas chances e oportunidades”, ressalta.

Essa inacessibilidade também afeta a cidade de São João del-Rei. Como apontado pela aposentada Edna Auxiliadora: “A população mais carente usa o pouco que tem para alimentação, remédios e coisas básicas que não tem como evitar”.

Evidenciando o silêncio que recobre o tema, a técnica de enfermagem, Aline Sara, diz que, em sua família e na escola em que estudava, a menstruação era pouco discutida. Nessa perspectiva, segundo estudo encomendado pela Sempre Livre, 94% das mulheres de baixa renda desconhecem o assunto pobreza menstrual. Da mesma forma, uma pesquisa feita pelo UNICEF e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em 2021, mostra que 71% das pessoas que menstruam nunca tiveram aulas ou conversas sobre cuidados menstruais em suas escolas.

A estudante e estagiária, Mariana Nascimento, por sua vez, afirma que produtos de higiene menstrual são necessidade básica e deveriam ser garantidos pelas instituições governamentais. Nessa mesma linha, tanto a estagiária quanto Edna e Aline pontuam a necessidade da promoção de palestras, campanhas e distribuição de produtos de higienização.

“NÃO É SOBRE MIM, NÃO É SOBRE VOCÊ”, É SOBRE NÓS

Participação em debate contra a pobreza menstrual no 44° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) – Foto: Reprodução Instagram: @sobrenos_brasil

Atendendo mais de 15.000 pessoas mensalmente em diversas regiões do Brasil, o Sobre Nós é uma organização feminista que atua em prol da dignidade menstrual através da conscientização e da distribuição de itens de higiene. Todos os meses, absorventes, sabonetes, lenços umedecidos, papel higiênico e outros produtos de higienização são arrecadados e distribuídos pela associação, que também desenvolve atividades em escolas e comunidades para discutir sobre a menstruação e os assuntos que a envolvem.

Fundada no ano de 2021, por um grupo de amigas de Porto Alegre que procuram defender os direitos das mulheres e a dignidade de pessoas que menstruam, a organização não possui fins lucrativos. Por isso, como destacado por Louie, voluntário da entidade feminista, a fim de que as ações sociais ganhem forma, o voluntariado procura maneiras de angariar fundos para a compra de itens de higiene, como as doações e os patrocínios.

Para além das iniciativas já mencionadas, a associação distribui cestas básicas para famílias em situações de vulnerabilidade e contribui de maneira direta para a fiscalização e desenvolvimento de políticas públicas ligadas à dignidade menstrual. Segundo Fagundes, dentre as localidades em que atuam, estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e, principalmente, a região Nordeste. “As voluntárias do Brasil inteiro se engajam nos 365 dias do ano. (…) Todas estão sempre na luta e, apesar de serem diversos estados, estamos sempre ajudando umas às outras”, aponta.

Para a voluntária, é preciso que o governo, as instituições e a população se preocupem com o tema. Ela ainda salienta a importância de ONGS e instituições como o Sobre Nós, que trabalham em prol da dignidade menstrual e angariam voluntários ao longo do ano inteiro. “Eu creio que a gente vai criando essa rede afetiva entre as pessoas e vai se tornando essa coisa efetiva que aos poucos vai mudando e transformando o que a gente acha errado no nosso país. (…) Não é sobre mim, não é sobre você. Não é sobre minha colega aqui do lado. É sobre todos nós”. 

ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI

Sobre Nós na Rádio Estrada Real – Foto: Reprodução Instagram: @sobrenos_brasil

Em 2022, a entidade organizou uma coleta de absorventes em São João del-Rei e esteve presente na programação da Rádio Estrada Real, onde foi falado sobre pobreza menstrual e a atuação do Sobre Nós em Minas Gerais.

Já este ano, em um primeiro momento, as mobilizações que ocuparam a cidade se voltaram para a promoção da conscientização, da educação e da busca por interessados em contribuir com a causa. De acordo com Louie Fagundes, em 2023, a primeira ação social em solo são-joanense ocorrerá em dezembro e envolverá a entrega de absorventes.

Ao conversar com adolescentes de São João, o tabu que há em torno da menstruação se destacou para o voluntariado regional. Nessa perspectiva, Louie pontua a necessidade de trabalhar o assunto em escolas públicas: “Seria um local de troca super válido, porque eu acho que vai ser onde mais vão surgir voluntários, claro, com o consentimento dos pais. Mas, para eles divulgarem isso entre a rede deles”.

Salientando a importância de se discutir acerca da pobreza menstrual, a voluntária também comenta sobre sua quebra de expectativa. “A gente acha que nesses lugares (ambientes acadêmicos) esses assuntos são mais comentados, por assim dizer, mas me impressionou bastante o número de pessoas que também não sabiam sobre isso”.

Além da ação de dezembro, o Sobre Nós pretende realizar outras iniciativas na região. O objetivo é que elas cheguem não somente àqueles que serão ajudados, mas também à população como um todo.

FORMAS DE CONTRIBUIR

Entrega de absorventes em Fortaleza – Foto Reprodução Instagram: @sobrenos_brasil

Caso você tenha interesse em contribuir com a associação e atuar em favor da causa, é possível: realizar doações de qualquer quantia via PIX ou de itens de higiene menstrual; tornar-se voluntário; e divulgar o trabalho do Sobre Nós.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o website da organização.

Reunião da Coordenação Nacional do Sobre Nós – Foto Reprodução Instagram: @sobrenos_brasil