Meu país tem problemas com a política. Nossa democracia é jovem, e como qualquer criança precisa ser fortemente protegida.

Nossa constituição faz 30 anos e é vista como referência em questão de direitos humanos, já ouvi falar. Temos universidades e saúde gratuitas, algo que países de “primeiro mundo” não têm. Então por que parece tudo tão caótico?

As pessoas enchem a boca para falar que não gostam de política.Que nada vai mudar. Que políticos são todos iguais. Que votar de nada vale. “ Você é uma idiota. Acha mesmo que vai fazer diferença se você votar?”

Acho. Melhor, tenho certeza. Porque a diferença começa a partir do momento em que você se importa. Que você se preocupa e procura tentar entender a política nacional, mesmo com toda a linguagem propositalmente complicada. Mesmo que você nunca tenha sido incentivado a se importar ou a gostar de política.

Nunca estudei política na escola e você provavelmente também não. Falar de política em família sempre foi entorno do “ ninguém presta”, “não adianta, nada vai mudar”, “ aqui é Brasil, é assim mesmo”. Eles também nunca falaram de política na escola, viveram em tempos mais sombrios que este.

Mas o discurso conformista e a idéia de que não votar ( ou votar branco ou nulo) é uma forma de revolta não é ao acaso. Achar que não há chance de mudança, e achar bom não votar é uma notícia ótima para aqueles no poder. Para o sistema. Porque se não se importa, a realidade realmente nunca vai mudar. Mesmo que você não vote, alguém será eleito. A única diferença é que você se calou e deixou que alguém escolhesse por você.

E não dá para reclamar do resultado quando você não fez parte dele.

Se  preocupe. Reflita bem sobre seus candidatos. Proteja nossa democracia e vote.

Arrependimentos de 4 anos ou mais são bem difíceis de esquecer.

Texto/VAN: Samara Santos
Arte/VAN: Thauana Gomes/shutterstock