Esquadrão de Aço vence o Valeriodoce fora de casa e consegue o acesso após 49 anos de inatividade profissional. Final será contra o Coimbra.

Após empate em 0x0 na partida de ida das semifinais, o Athletic foi até São Gonçalo do Rio Abaixo e venceu o Valeriodoce por 2×1, com gols de Carlos Caaporã e Igor Bádio. A vitória além de colocar o alvinegro nas finais da Segundona Mineira, garantiu o clube de São João del-Rei no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2019. Do outro lado, a equipe itabirana bate mais uma vez na trave, e amarga o 8º ano na última divisão do futebol mineiro.

O adversário da final, será o Coimbra, que eliminou o Araxá neste domingo.

O JOGO
O Athletic comandou os primeiros minutos da partida, criando chances e segurando o ímpeto dos donos da casa. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Carlos Caaporã recebeu o cruzamento de Willian e fez o primeiro gol da partida. Na comemoração, o camisa 9 levou o primeiro cartão amarelo, e minutos depois, recebeu o segundo após cometer falta.

Com um jogador a mais e com o placar desfavorável no primeiro tempo, Roberto Gaúcho, treinador do VEC, fez duas substituições e partiu pra cima do Athletic. O meio campista Ramon (que havia saído do banco minutos atrás), se envolveu em uma confusão e foi expulso com 14 minutos do segundo tempo. O Valério continuou pressionando, e após boa jogada, Cassiano foi derrubado na área por Adriano. O camisa 7 valeriano cobrou e deixou tudo igual no placar. 5 minutos depois, a Lei do Ex entrou em ação. Igor Bádio, artilheiro do Athletic revelado pelo Valeriodoce, ficou de frente pro gol e não perdoou; 2×1 para o Athletic. O Valério ainda tentou, mas parou no goleiro Jefferson, e ficou novamente ‘’no quase’’.

DESTAQUE
Itabirano de origem, e valeriano de coração, Igor Bádio chegou ao 10º gol pelo Athletic justamente contra o clube que o revelou. Bádio, que não teve muitas chances no Valério e chegou ao Athletic depois de passar por Ponte Nova e Caldense, desabafou em entrevista à Rádio Itabira após o jogo:

‘‘Isso mostra o destino, eu já tinha falado. Eu sabia desde quando começou o campeonato que ia dar a gente, que eu ia fazer o gol e ia tirar o Valério. Eu mostrei pra todo itabirano e para todos os presidentes que já passaram e os que virão, que Itabira tem futebol sim, Itabira tem jogador sim, e eu mostrei isso (…) A cidade, o Valério, a diretoria, os treinadores que vem pra cá, eles tem preconceito com o jogador da casa, e hoje eu provei pra eles que itabirano tem futebol sim.’’

O camisa 11 também exaltou o trabalho da diretoria do Athletic, dizendo que a grande virtude do acesso do clube, foi o planejamento .

‘‘Futebol hoje em dia, se não houver organização desde o princípio, não chega. A diretoria acreditou no projeto, tudo que eles falaram, eles cumpriram. A gente tem salários em dia, alimentação boa, dorme em lugar bom, a torcida nos apóia… Coisas que infelizmente o Valério ainda precisa muito’’

Texto/VAN: Guilherme Guerra e Lucas Faria

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.