A paralisação das aulas alterou a programação das trilhas ecológicas e da visita ao Museu do Montanhismo Militar, que devem ocorrer entre 15 e 20 de junho

A Semana do Meio Ambiente Integrada de São João del-Rei, realizada de 4 a 9 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5), distribuiu para a população cerca de 200 mudas das árvores ipê-rosa, hibisco e azaleia e das flores orquídea bambu e crista-de-galo, entre outras, em pontos localizados na Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e na Praça do Coreto, no centro.

Duas atividades da semana, como as trilhas ecológicas na Serra São José, programadas para quarta (6) e sábado (9) e a visita ao Museu do Montanhismo Militar, prevista para quinta (8), foram idealizadas para crianças da rede municipal de educação. Adiadas por causa da paralisação das escolas, essas atividades deverão ocorrer entre os dias 15 e 20 deste mês. Os horários serão definidos em comum acordo com a Secretaria de Educação, tendo em vista a utilização dos turnos escolares.

Entrada do Museu do Montanhismo Militar, em São João del-Rei – Foto/VAN: Lorene Souza

A visita ao Museu do Montanhismo Militar, a ser também retomada, reserva grandes atrações aos pequenos, a começar pelo montanhista eternizado junto à entrada, ao lado de placa com a frase irresistível: “Ao entrar, brade Montanha!”. Livros que datam desde o primeiro curso oficial, nomes dos militares participantes, fotos, armamentos, capacetes, tipos de cordas e nós, além de maquetes explicativas dos procedimentos de escalada e rapel utilizados em salvamentos em montanhas compõem o acervo militar do local.

Ambientado nas antigas instalações da CESC – Associação dos Sargentos, localizadas junto ao Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB – R. Hermílio Alves, 769), o Museu do Montanhismo é aberto à visitação pública e segue desconhecido por boa parte da população. Foi criado em 2014, em decorrência dos inúmeros cursos de montanhismo para militares realizado pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei, recebendo pessoas de todos os lugares do Brasil e do exterior.

Semana do Meio Ambiente Integrada

O início da Semana do Meio Ambiente foi divulgado no dia 4 pela secretária de Meio Ambiente de São João del-Rei, Elvira Morethson, por meio de comunicado informativo em rádio e televisão. A secretária destacou a promoção de palestras educativas nas escolas públicas e privadas e a distribuição de folhetos ilustrativos, com temas alusivos ao meio ambiente e ao plantio das mudas, buscando conscientizar as crianças e a população em geral.

A Semana do Meio Ambiente Integrada de São João foi organizada por meio de parceria entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SMDUS), Saneamento Básico e Polícia Ambiental. “Nossa secretaria tem uma parceria importante com os gestores do esgotamento sanitário da cidade, razão pela qual fizemos essa programação em conjunto”, informa Carlos Eduardo Braga, coordenador de fiscalização e controle ambiental da SMDUS. Sobre a abordagem do esgotamento sanitário na Semana do Meio Ambiente, ele afirma: “na história de São João, nunca foi feita uma obra de tão grande importância, pois cada real gasto em esgotamento sanitário reflete em 6 reais economizados na saúde e os dados nos mostram que a população terá um ganho enorme em expectativa de vida”.

Cena de animação utilizada pela SMDUS em campanhas educativas nas escolas sobre o esgotamento sanitário – Foto/Reprodução: Acervo SMDUS

Foram oferecidas às escolas palestras sobre saneamento básico, destino final de resíduos sólidos e líquidos e preservação do meio ambiente. Personagens fictícios retrataram os “vilões do esgoto” e os problemas que levam para as casas das crianças e para o esgoto em geral e desenhos animados mostraram o caminho que a água faz até a estação de tratamento e o seu posterior retorno ao rio.

A blitz educativa, planejada pela Polícia Ambiental no período da Semana do Meio Ambiente, também foi adiada em razão dos impactos da greve dos caminhoneiros e a nova data para realização será oportunamente divulgada à população.

Texto/VAN: Lorene Souza
Foto/Reprodução: Carlos Eduardo Braga – SMDUS